Está a usar o sutiã certo?

É muito provável que não! Saiba como identificar o modelo certo para si

O sutiã certo vai ajudá-la a corrigir a postura, reafirmar o peito e aumentar a auto-estima. O problema está na escolha do tamanho errado. Cerca de 70 por cento das mulheres não sabem qual é o seu tamanho de soutien, de acordo com dados divulgados pela marca de lingerie italiana Intimissimi. «A maioria de nós não usa o tamanho de sutiã adequado, por falta de conhecimento ou mesmo por falta de resposta do mercado».

Quem o diz é Margarida Frust, consultora de bra-fitting que aceitou o nosso convite para nos ajudar a identificar todos os pontos que devemos ter em conta na hora de comprar um sutiã. Afinal, ele é mais do que uma simples peça de vestuário. É o suporte que protege a mama, a postura e a saúde e que pode influenciar significativamente o nosso bem-estar e auto-estima. Qual é a mulher que não se sentemais segura e confiante com um decote bonito e sensual?

Um sutiã errado, além de ser uma das causas de uma postura incorreta e incómoda, pode ser também o responsável por um peito mais descaído e muito pouco sexy. Para descobrir o modelo certo para si, em primeiro lugar deverá «retificar o seu tamanho, nomeadamente o tamanho da copa e da largura das costas», aconselha Margarida Frust.

Depois, já com o tamanho certo poderá escolher o modelo que preferir, mais ou menos decotado e, se for o caso, optar por um modelo push-up que, no tamanho adequado, tem um «verdadeiro efeito de levantamento e projeção», garante a consultora. Margarida Frust assegura ainda que «ao fim de um a dois anos, a usar o sutiã de tamanho adequado, o peito fica evidentemente mais firme». Aqui, na Saber Viver, já fizemos uma consulta de bra-fitting e, para já, podemos garantir que, com o modelo certo, o conforto é, realmente, outro.

O sutiã ideal para cada silhueta:

- Para aumentar oticamente o peito, deve escolher um sutiã push-up, mas sempre no tamanho certo e optar por um modelo mais decotado que evidencie o peito.

- Para reduzir o peito, esqueça os sutiãs redutores que o comprimem e que podem comprometer o conforto e a firmeza. Ao escolher o tamanho certo, o peito é oticamente reduzido.

Como vestir o seu sutiã passo a passo

1. Posicione o peito dentro das copas e aperte-o no colchete da ponta, colocando a banda na posição horizontal.

2. Arrume o peito. Enquanto uma mão segura a copa de lado, a outra mão puxa pela mama, desde a axila.

3. Segurando os aros pela base, agite o sutiã para cima, de forma a que o peito encaixe nas copas por completo.

4. Certifique-se de que as alças estão sobre a clavícula e não sobre o músculo do ombro, e que consegue passar dois dedos entre as alças e o ombro.

5 regras para um decote bonito

1. Se fez um aumento mamário, não descure um bom sutiã. O risco de perda de firmeza é o mesmo.

2. Com o uso e as lavagens, o tecido vai cedendo. Ajuste-o ao seu corpo, apertando as alças e os acolchetes.

3. As costas do sutiã devem estar ajustadas ao tronco. A maioria das mulheres compra sutiãs com as costas demasiado largas, um erro que compromete a postura e o suporte da mama.

4. A copa, definida pelo aro, deverá abarcar os seios na totalidade. Para se certificar que está a usar a copa certa, retifique o tamanho do aro que deverá iniciar-se debaixo da axila e percorrer os seios até ao externo.

5. Durma sempre com sutiã, mas sem aro. Durante a noite, pode prolongar o efeito de firmeza que aquele assegura, sem pôr em causa o seu conforto.

Consulta de bra-fitting

Com base nas suas características físicas e preferências pessoais, uma consultora especializada ajuda a identificar o tamanho e o modelo ideal do seu sutiã. Pode agendar uma consulta de bra-fitting nas lojas Dama de Copas de Lisboa e do Porto. Este serviço é gratuito.

Texto: Sofia Cardoso com Margarida Furst (consultora de bra-fitting)

artigo do parceiro:

Comentários