Dicas de arrumação: Como rentabilizar o espaço no roupeiro

Dicas de estilo da consultora de imagem e blogger Rita Carvalho.

Aposto que adorava ter um closet amplo, organizado e com muitos armários. Mas se tem limitações de espaço, o melhor é recorrer a soluções de arrumação, que rentabilizem a área disponível e mantenham as peças sempre à vista.

O primeiro passo é analisar a roupa que tem e avaliar quais são as suas necessidades atuais. No meu livro “Imagem Profissional, Guia de Estilo” encontra sugestões de arrumação e organização, de modo a rentabilizar o seu guarda roupa, bem como poupar tempo e dinheiro.

A segunda etapa é a organização do seu roupeiro. Para tal, existem cabides específicos para cada tipo de roupa, que facilitam a arrumação, poupam espaço e garantem um melhor suporte às peças.

Na hora de escolher o melhor cabide, é importante analisar se este é resistente, ou seja, se aguenta o peso da roupa sem quebrar, mas também se permite economizar espaço no roupeiro e evitar que as peças escorreguem ou fiquem deformadas.

Se tiver muita roupa talvez seja boa ideia escolher cabides mais finos ou com várias divisões, já que o objetivo é que a roupa fique sempre visível e organizada, de forma a facilitar o seu acesso e visualização.

7 Dicas de arrumação para o roupeiro

Dicas de arrumação: Como rentabilizar o espaço no roupeiro
  1. Pendure uma peça de roupa por cabide - Pois facilita a sua visualização. Assim sabe sempre onde se encontra cada artigo
  2. Use cabides da mesma cor e material - Para uma maior uniformidade visual
  3. Coloque os cabides na mesma direção - De preferência virados para dentro, que são mais fáceis de retirar
  4. Escolha cabides específicos para cada tipo de vestuário - É importante ter cabides adequados à dimensão, tipo de material e peso da roupa
  5. Recorra a cabides com várias divisões - Uma boa solução para quem tem pouco espaço ou muita roupa, pois permite colocar várias peças no mesmo cabide
  6. Divida as peças por cores e categorias (casacos, camisas, vestidos, …) - De forma a ser mais fácil de encontrar e de visualizar no roupeiro
  7. Use capas de proteção - Conserve as peças delicadas ou de festa, que usa com pouca frequência, como é o caso de seda, veludo e lantejoulas, usando capas de proteção

Tipos de cabide

Dicas de arrumação: Como rentabilizar o espaço no roupeiro
  1. Cabides de feltro – Ideais para pendurar blusas e vestidos, sobretudo tecidos acetinados e sedas, de modo a evitar que estes escorreguem ou fiquem deformados nos ombros. Além disso, por serem mais finos ocupam menos espaço no roupeiro.
  1. Cabides de madeira – Aconselhados para camisas, casacos e fatos, já que a sua estrutura suporta mais peso, mantém as peças mais afastadas (evitando vincos na roupa) e reforça os ombros.
  1. Cabides de acrílico ou de plástico – Indicados para peças mais leves, tais como tops e camisas. Evite pendurar malhas, já que podem ficar deformadas nos ombros.
  1. Cabides com presilhas – Recomendados para saias, calções e calças. Um truque, se tiver um bom espaço vertical no roupeiro, é pendurar as calças pelas bainhas, de modo a ficarem direitas.
  2. e 6. Cabides para cintos e gravatas – Os artigos ficam direitos, separados e são mais fáceis de encontrar. Outra opção, é enrolar com cuidado e guardá-los em gavetas com divisórias, de forma a não ficarem misturados.
  1. Cabides para calças – Os cabides com várias divisões permitem dobrar as calças em cascata e são muito práticos para quem tem pouco espaço e muita roupa, já que a roupa fica organizada na vertical. Além disso, as calças ficam sempre visíveis e pode agrupá-las por cores ou materiais (como os jeans).

www.instyleland.com

Veja mais dicas de estilo de Rita Carvalho aqui.

artigo do parceiro:

Comentários