Como manter o estilo profissional na gravidez

Dicas de estilo da consultora de imagem e blogger Rita Carvalho.
créditos: In Styleland

Nem sempre é fácil adaptar o seu guarda-roupa para o ambiente profissional durante a gravidez. O mais habitual é usar as peças de vestuário que já tem no armário, no início da gestação, mas com o aumento de peso e da barriga, a roupa tende ficar apertada ou deixa de servir. Porém, tal não significa que tem de usar roupas largas, compridas, sem graça e abdicar do seu estilo pessoal. Hoje em dia, existem muitas opções para as futuras mamãs e pode sempre recorrer aos acessórios para personalizar o seu look.

Algumas mulheres preferem, ainda, esperar pelo final do primeiro trimestre para dar a notícia no local de trabalho, pelo que tendem a esconder a barriga durante esse período. Um dos erros de estilo mais frequentes é usarem roupa para o ginásio, muito larga e vários tamanhos acima do seu, o que vai fazer com que pareça ainda maior.

Outra das situações, é não querer investir em peças de grávida, pelo facto de este ser um período temporário. Mas é importante ter alguns básicos de guarda-roupa, que acompanhem o crescimento da barriga e as alterações do corpo, mantendo a imagem profissional. Afinal, deve sentir-se confortável e bonita. Aliás, dediquei um capítulo a este tema no livro “Guia de Estilo, Imagem Profissional”.

Se pretender disfarçar a barriga

Invista em looks monocromáticos ou tom sobre tom (a peça mais escura deve ficar por baixo); em tons neutros, como o azul-escuro, cinza, preto e bege; écharpes ou pashminas usadas na vertical; vestidos lisos com um casaco de comprimento médio usado aberto, de modo a criar uma linha vertical; túnicas ou camisas compridas com leggins; blusas ou vestidos com drapeados e vista-se por camadas. Dê preferência a peças que se moldem ao corpo, mas sem apertar ou vincar a pele, pois são mais confortáveis.

Veja também o artigo “Gravidez: Dicas para afinar a silhueta.”

Peças-chave para manter o estilo na gravidez

Vestido camiseiro

Como manter o estilo profissional na gravidez

Não há nada mais prático do que optar por um vestido, em vez de um conjunto de duas peças. Este modelo de vestido é muito confortável. Por ser mais fluído é também perfeito para os dias mais quentes. Use-o com um cinto por cima da barriga e arregace as mangas para tornar a sua silhueta mais elegante. Para dar um toque final mais trendy invista nuns sapatos ou mala mais vistosa. Uns óculos de sol oversized complementam, ainda, o seu look.

Vestido tubo

Como manter o estilo profissional na gravidez

Se gosta de realçar a sua silhueta feminina, o ideal será usar roupa mais justa, mas num material maleável, que se adapte aos movimentos do corpo. Aposte em vestidos de algodão, elastano e viscose, que proporcionam o máximo conforto durante o dia. Use um vestido tubo, liso ou com padrão, com um casaco mais solto ou uma blusa aberta. Um blazer (com elastano), uma parka ou um casaco de malha a três quartos, usados abertos, são uma boa sugestão para tornar o seu visual mais elegante.

Vestido corte império

Como manter o estilo profissional na gravidez

Este modelo é muito usado durante a gravidez, já que tem um decote em V, que termina por baixo do peito, sendo mais fluído na parte inferior. Este decote é ideal para quem tem um peito grande, já que afina esta zona. Os vestidos com as alças mais largas ou manga também disfarçam a largura dos braços, permitindo, ainda, o uso de um soutien que sustente o peito. Além disso, o vestido corte império marca a cintura na zona mais fina do corpo, enquanto que a saia em evasé disfarça a zona das ancas. Outra excelente opção são os vestidos-envelope, sobretudo para um dress code mais formal.

Comentários