Desde os tempos mais antigos que homens e mulheres não dispensam uma peça que os proteja do vento e do frio. As peles dos habitantes das cavernas deram, com o passar dos tempos, lugar a opções muito mais fashion e estilosas, versáteis e sedutoras. O casaco deve ser usado como a peça central de um look e a sua qualidade é um item obrigatório. Siga os conselhos da consultora de imagem Alexandra Simões de Carvalho e aprenda a escolher o modelo que a pode valorizar mais.

Casaco de inspiração militar, de linhas direitas ou assertoado

«Pode ser coordenado com tudo, desde vestidos a calças (skinny ou largas) e saias (preferencialmente retas ou lápis)». A consultora recomenda que sejam usados com sapatos abotinados e botas de cano e salto alto. Para um look final, escolha luvas de pele e chapéus em feltro. Se tem excesso de peso, «os modelos a privilegiar são os de linhas direitas, semi-ajustados na cintura com abotoamento simples. Procure modelos com detalhes que alonguem a silhueta, como pespontos e costuras verticais», recomenda Alexandra Simões de Carvalho.

Veja na página seguinte: O modelo que deve ser usado com calças justas

Modelo Cocoon ou egg shape

«Por conferirem volume e retirarem as formas à silhueta, devem ser coordenados com peças justas, como calças skinny, saias lápis, malhas finas e vestidos justos, devendo ser combinados com sapatos ou botins de salto alto, preferencialmente compensados», refere Alexandra Simões de Carvalho. Em termos de materiais e cores, opte por fazenda de lã e cores sólidas e neutras. Indicado para silhuetas esguias e altas, este modelo deve ser evitado por pessoas baixas e busto volumoso.

Veja na página seguinte: Os casacos de cintura subida

Modelo Linha A

São casacos de cintura subida, cortados abaixo do peito, assertoados ou de linhas direitas, cuja bainha termina em formato evasé. «Surgem esta estação, tanto em versões rígidas, muito high tech, inspiradas nos anos da década de 1960, e também mais campestres, em veludo (inspiração colegial), pelo ou tartan (inspiração britânica). Para um efeito feminino e sofisticado, coordene com saias ou vestidos e calçado de salto alto», recomenda Alexandra Simões de Carvalho.

«Quando com manga ¾ ficam perfeitos, coordenados com luvas altas e chapéu, muito lady like! Ideal para pessoas que tenham o volume corporal centrado na metade inferior do corpo», refere ainda a especialista.

Veja na página seguinte: Casacos estruturados de linhas direitas

Casacos estruturados de linhas direitas e golas XXL

«São rígidos e de formato quase escultural, numa homenagem à alta costura, em registo pret-à-porter. As cores protagonistas são o cru, o cinza e o preto, em versão lisa ou tweed. As golas são do mesmo tecido que o casaco ou podem ter aplicações de pelo e malha de lã. Curtos ou pelo joelho, podem ser coordenados com botas, botins ou sapatos abotinados», afirma Alexandra Simões de Carvalho. Use com calças, vestidos e saias justos. Os detalhes, aplicações e as golas XXL não beneficiam todos os tipos de silhueta, devendo ser preferidos por pessoas magras e altas.

Veja na página seguinte: A vantagem dos trench coats

Trench coat

Os clássicos trench coats estão de volta, com abas e passadeiras nos ombros, tanto em tecido gabardine, como em fazenda de lã. «Se optar por um registo mais sofisticado, coordene com calças de alfaiataria, camisa ou malha fina e sapatos de salto alto», diz Alexandra Simões de Carvalho. Para um look mais informal, combine-o com «calças ou saia xadrez, lenço em seda para o cabelo e botas ou botins de salto médio». O modelo clássico é uma excelente opção para quem tem busto volumoso ou volume na região abdominal.

Veja na página seguinte: Capas

Capas

«Podem ter vários formatos e cortes, com gola ou sem, do tipo poncho ou globo, com colarinho estilo Mao ou com cinto», descreve a consultora de imagem. Nos materiais, variedade é a palavra de ordem. Desde a fazenda de lã ao tecido de gabardine, passando pelo cetim e o veludo, até à malha de lã. «Devem ser coordenadas com peças simples, utilizadas sobre calças (rectas ou skinny) ou saias (rectas e evasé), mas evite usá-las com calças muito largas ou baggy», adverte Alexandra Simões de Carvalho.

«As luvas altas (em pele, cetim ou malha) são o acessório estrela para coordenar com esta peça», refere ainda a consultora. As capas de comprimento pela cintura são uma boa opção para quem tem ombros mais largos do que as ancas.