Já dizia Coco Chanel: “A melhor cor do mundo é aquela que lhe fica bem”. Escolha tons que a valorizem, mas que também estejam de acordo com a sua personalidade e a mensagem que pretende transmitir. Pelo facto de estarem associadas a valores, é importante conhecer o significado das cores, tal como refiro no livro “Imagem Profissional, Guia de Estilo”.

E as cores também podem valorizar ou prejudicar o seu tom de pele ou tipo de corpo. Quando usada junto ao rosto, uma cor pode acentuar o cansaço, rugas, marcas de expressão e olheiras. Ou, pelo contrário, contribuir para lhe dar um ar mais jovem, luminoso e saudável. Além disso, as cores e respetivas combinações cromáticas podem evidenciar certas zonas do corpo, “aumentando” o seu volume ou fazê-la parecer mais alta e magra. Veja também o artigo “Color Blocking: Vivam as cores!”.

Dicas de estilo para usar as cores a seu favor:

  • Faça um teste de cores para identificar as cores que mais favorecem o seu tipo de pele, quando usadas junto ao rosto, como é o caso dos casacos, camisas, blusas e lenços. Fica melhor com com tons frios (azul, verde, violeta e rosa) ou quentes (vermelho, laranja e amarelo)?
  • O preto e os tons mais escuros envelhecem o rosto, assim como os tons pastel, que podem dar-lhe um ar mais cansado e pálido
  • Regra geral, as cores escuras e opacas têm o efeito de adelgaçar a silhueta, enquanto que as tonalidades mais claras e brilhantes aumentam o volume do corpo
  • Recorra às cores mais vivas e claras nas zonas do corpo que pretende destacar e aos tons neutros e mais escuros nas áreas que gostaria de disfarçar
  • Se escolher tons claros tenha atenção à forma da roupa, pois esta também influencia o efeito visual. Um dos maiores erros é vestir-se de preto, por considerar que esta é a única forma de parecer mais magra
  • O look monocromático - uma única cor - também alonga a silhueta, pelo que é ideal para quem quer parecer mais alta e magra
  • Uma boa forma de tornar o seu visual mais alegre é usar cor em pequenos apontamentos e acessórios, que ocupam menos espaço visual. Por exemplo, num lenço, colar, mala ou sapatos

O simbolismo das cores

O que as cores revelam sobre si

Azul - É a cor preferida da maior parte das pessoas (46 por cento dos homens e 44 por cento das mulheres). O azul está associado a valores como a confiança, simpatia, estabilidade, tranquilidade e harmonia, pelo que deve usá-lo sempre que pretender transmitir esta imagem. Os tons mais escuros são ideais para ambientes mais formais e ajudam a adelgaçar a silhueta. Esta é a cor ideal para quem quer causar uma boa primeira impressão, pelo que é recomendada para usar numa entrevista de emprego, reunião ou encontros de negócios.

O que as cores revelam sobre si

Branco - O branco é uma cor que ilumina, transmite pureza, sinceridade, inocência, paz, calma e simplicidade. As pessoas que preferem o branco são, muitas vezes, perfeccionistas, diplomáticas e espirituais. Pode aumentar a silhueta e suja-se com mais facilidade, mas é uma cor neutra que combina com todos os tons.

O que as cores revelam sobre si

Preto - Este tom neutro tem o efeito de adelgaçar o corpo. O preto é uma cor sensual, misteriosa e sofisticada, que transmite elegância, poder e autoridade. As peças de roupa clássicas neste tom são versáteis e intemporais, como é o caso de um sobretudo, blazer, vestido, calças ou saia.

O que as cores revelam sobre si

Cinzento - Transmite sobriedade, equilíbrio, elegância, estabilidade e segurança, sendo por isso muito usado em ambientes corporativos. Este tom neutro é versátil, já que combina com todas as cores e é uma boa alternativa ao preto. Existe em várias tonalidades, do cinzento mais claro ao mais escuro (cinzento-antracite). É uma boa opção para usar num dress code formal e em entrevistas de emprego e reuniões. Ideal para fatos completos, vestidos, calças e saias.

O que as cores revelam sobre si

Vermelho - Por ser um tom quente e vivo chama a atenção para a zona do corpo em que o está a usar. É uma cor que transmite energia, liderança, intensidade e poder. Demonstra uma personalidade forte, corajosa e dinâmica. O vermelho está também associado à sensualidade, desejo e paixão. Deve ser utilizado com moderação, pois em excesso pode tornar-se cansativo, vulgar e agressivo. Evite o contraste com o preto, substituindo-o pelo cinzento, branco ou bege. É ideal para casacos, camisolas, lenços, sapatos e e malas.

O que as cores revelam sobre si

Verde – É a cor associada aos amantes da natureza. Revela uma personalidade amigável, calma e estável, que transmite segurança, esperança, perseverança e equilíbrio. Use-a com tons neutros em ambientes mais formais, como o branco, preto, cinzento, bege ou castanho. Para um look mais criativo recorra a contrastes com tons vivos, como o amarelo, laranja ou rosa, em roupa ou acessórios.

O que as cores revelam sobre si

Rosa - Esta cor está relacionada com o universo feminino, bem como o romantismo, harmonia, sensibilidade e graciosidade. É perfeita para usar num evento ou causa feminina. O rosa pastel não é, no entanto, a melhor opção se pretender passar uma imagem de confiança e de poder, já que pode demonstrar uma natureza delicada e frágil. Conjugue-a com tons neutros, como o cinzento, preto e branco. O rosa fúcsia é uma tonalidade mais vibrante e intensa, que não a vai deixar passar despercebida, sendo muito usada pelas fashionistas.

www.instyleland.com

Veja mais dicas de estilo de Rita Carvalho aqui.