7 dicas de estilo profissional para os dias mais quentes

Dicas de estilo da consultora de imagem e blogger Rita Carvalho.

O verão está a chegar e nem sempre é fácil manter o dress code profissional com as temperaturas mais elevadas na rua e o ar condicionado no escritório. O que dá mesmo vontade é usar um top com uns calções e calçar uns chinelos, não é verdade? Mas mesmo num ambiente informal o estilo deve ser mais cuidado, por isso esqueça a roupa de praia.

Se tem de respeitar um dress code no trabalho e não sabe o que usar nos dias mais quentes do ano, então conheça algumas sugestões de looks profissionais. Aliás, no meu livro “Imagem Profissional, Guia de Estilo” explico quais são as principais diferenças de um dress code formal, semi-formal e informal, já que em algumas empresas existem restrições ao nível do uso de jeans, t-shirts, sandálias, tops, decotes, entre outras peças de vestuário.

Se pretender modernizar o seu dress code profissional então veja também estas dicas de estilo.

Inspire-se nestes looks profissionais para o verão:

1. Aposte em peças mais fluídas

7 dicas de estilo profissional para os dias mais quentes

Em vez de usar a roupa justa ao corpo prefira as peças mais fluídas. Um vestido ou uma saia evasé ou plissada, uma camisa ou blusa mais solta, bem como umas calças mais largas e fluídas ou culottes são sempre uma boa aposta para o verão.

2. Invista em tecidos mais frescos

7 dicas de estilo profissional para os dias mais quentes

Escolha tecidos mais leves e frescos, mas certifique-se de que estes não são muito transparentes ou deixam a lingerie à vista. Os tecidos naturais, como o algodão, seda, linho, cambraia ou mistos (com maior percentagem de fibras naturais), são preferíveis aos materiais sintéticos (poliéster, poliamida ou acrílico), que não deixam o corpo respirar e concentram o cheiro a transpiração.

3. Prefira tons mais claros

7 dicas de estilo profissional para os dias mais quentes

O branco, o bege e os tons pastel, ou seja, as cores mais claras são as ideais para enfrentar as temperaturas mais altas. As roupas escuras absorvem mais o calor, enquanto que o branco reflete a energia, tornado-se mais fresco.

4. Prefira coletes ou casacos com mangas a 3/4

7 dicas de estilo profissional para os dias mais quentes

Se tem de ter um visual mais cuidado, trocar o tradicional blazer por um colete de corte clássico pode ser uma boa alternativa. Esta terceira peça complementa o seu look profissional e pelo facto de não ter mangas, torna-se mais fresco. Além disso, o colete ajuda a disfarçar algumas zonas do corpo: uma barriguinha e um peito grande ou muito pequeno. Quando usados abertos criam uma linha vertical que alonga a silhueta. No entanto, os blazers mais fluídos e de meia manga também são uma boa aposta, sobretudo se trabalhar ou tiver uma reunião num local com ar condicionado.

Veja mais na página seguinte.

Comentários