10 Lições de estilo com a princesa Diana

Dicas de estilo da consultora de imagem e blogger Rita Carvalho.

No dia em que se assinalam os 20 anos da morte da princesa Diana, a 31 de agosto de 2017, vale a pena rever os seus looks mais icónicos. Considerada, ainda hoje, um ícone de estilo, a “princesa do povo” influenciou muitas mulheres, que se inspiraram no seu estilo clássico e elegante. Diana teria celebrado 56 anos, no passado dia 1 de julho.

Enquanto membro da realeza britânica, Diana participou em diversos eventos protocolares e missões humanitárias, que conquistaram a atenção de milhões de pessoas, em todo o mundo. Conservadora e com códigos de conduta rígidos, a casa real impõe um estilo discreto e clássico, que Diana adoptou nas suas presenças oficiais, dando o seu toque pessoal. Aliás, é inegável a sua personalidade carismática, a elegância da sua postura e a forma como a princesa mantinha a classe, quer usasse uns jeans com mocassins e umas sabrinas ou um vestido de gala com scarpins.

Para manter uma imagem sempre impecável, Diana de Gales rodeou-se de personalidades ligadas à área da moda. A princesa cativou o interesse e a amizade de muitos criadores, como Valentino, Gianni Versace, Dior, Catherine Walker (uma das suas designers favoritas), David e Elizabeth Emanuel. Aliás, estes dois últimos estilistas foram os responsáveis pelo seu vestido de casamento.

De modo a relembrar a influência do seu estilo, nos anos 80 e 90, está patente a exposição 'Princesa Diana: A Minha História da Moda’ (Diana: My Fashion Story), aberta ao público até fevereiro de 2018, no palácio de Kensington, em Londres, a sua morada oficial durante 15 anos. A mostra reúne todo o espólio de guarda-roupa de Diana de Gales, ao longo de duas décadas.

Neste âmbito, uma das curadoras da exposição oficial, Eleri Lynn, afirmou que a evolução no estilo da roupa usada pela princesa permite ver "a confiança de Diana a aumentar ao longo da sua vida, a ganhar cada vez mais controlo sobre a forma como era representada.”

Para celebrar esta data comemorativa, reuni um conjunto de imagens que mostram como o estilo de Lady Di pode ser uma inspiração ainda hoje. Um bom exemplo, ainda, de como as peças clássicas podem ser intemporais.

10 Lições de estilo com a princesa Diana

  1. O corte de cabelo curto

10 Lições de estilo com a princesa Diana

Esta é, sem dúvida, uma das imagens de marca da princesa Diana: o seu corte de cabelo curto. O penteado evoluiu ao longo dos anos, mas na década de 90 este foi o estilo que inspirou muitas mulheres e atraiu a atenção dos media. Com maior volume no topo e nuances que iluminavam o seu rosto, o pixie de Lady Di tornou-se famoso a nível mundial.

  1. O estilo casual

10 Lições de estilo com a princesa Diana

O seu estilo mais informal contribuiu para a sua alcunha de "Princesa do Povo”, já que Diana mudou as regras de vestir enquanto membro da família real inglesa. Era frequente vermos Diana usar uns jeans de cintura alta ou umas calças chino, com uma camisa e uns mocassins ou sabrinas, no seu dia-a-dia, mas também em algumas viagens humanitárias. A princesa defendia causas nobres, como a luta contra a fome em África, o combate ao HIV-SIDA e a retirada das minas terrestres em Angola. A cintura marcada com cintos e os sapatos nude são um exemplo de elegância a seguir.

 

  1. O vestido tubo e scarpins

Nos eventos oficiais, Diana usava muitas vezes um vestido tubo com uns scarpins nude ou bicolores, bem como uma mala de mão estruturada, num tom neutro (nude, branco ou preto). Os sapatos cor-de-pele eram perfeitos para alongar as suas belas pernas. Outra imagem de marca da princesa eram as pérolas, usadas em brincos e gargantilhas. Os decotes redondos são também mais discretos e o comprimento da saia ficava ligeiramente acima do joelho, respeitando o protocolo real. Um look clássico, que é sempre uma aposta segura.

  1. Os tailleurs

10 Lições de estilo com a princesa Diana

Os looks monocromáticos fazem parte do estilo de Diana. Os tailleurs (conjuntos de saia-casaco), em tons pastel e em branco, eram frequentes nas suas visitas oficiais, usados com uns scarpins nude ou bicolores, ao estilo de Coco Chanel. Os modelos cintados realçam a sua silhueta feminina, enquanto que o decote em V alonga o pescoço. Um bom exemplo a seguir para quem tem de respeitar um dress code formal.

Comentários