Com a vinda do Verão e do sol surgem normalmente algumas manchas de hiperpigmentação castanha na pele, outras que se intensificam. O que são?

As manchas aparecem quando a quantidade de melanina, o pigmento da pele, é demasiado alta e/ou se encontra mal repartida, pois há um desequilíbrio na sua produção a nível cutâneo. Estes aglomerados de melanina são visíveis na superfície da pele.

Quais são os responsáveis?

A exposição ao sol provoca o aparecimento de manchas e acentua as manchas existentes sendo normalmente o causador deste desequilíbrio. Outros fatores associados também podem ser corresponsáveis:

- As alterações hormonais: puberdade (acne), gravidez (melasma, usualmente chamado de “pano da gravidez”), menopausa (manchas de envelhecimento).

- A toma de medicamentos fotossensibilizantes.

- Alguns perfumes aplicados diretamente sobre a pele.

Que cuidados ter?

Para prevenir, ou mesmo para evitar a intensificação das manchas existentes deverá:

  1. Utilizar um índice de proteção solar elevado

Uma proteção solar IP 50 permite proteger a pele e evitar o aparecimento de manchas cutâneas. É indispensável usar uma proteção solar IP 50 na exposição solar e reaplicar o protetor de duas em duas horas.

  1. Utilizar vestuário e fazer uma exposição solar moderada

Proteja as zonas expostas com vestuário e evite expor-se entre as 12h e as 16h.

  1. Aplicar cuidados Antimanchas

Também é aconselhado aplicar um cuidado antimanchas não fotossensibilizante antes do protetor solar, como prevenção no caso de tendência a manchas.

No caso de existência anterior de manchas de hiperpigmentação castanhas:

Não descurar a aplicação 2 vezes por dia de um cuidado antimanchas não fotossensibilizante, manhã e noite, diretamente na pele limpa, para diminuir a intensidade e coloração das manchas existentes durante um período mínimo de 2 meses. A regularidade e duração desta aplicação são essenciais para bons resultados na regressão das manchas, bem como o seguimento das regras anteriores.

* Estudo Ipsos 2015 para Caudalie, em 5 países europeus (Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal), 2 500 mulheres com idade entre 20 e 60 anos.

O Sérum Vinoperfect da Caudalie obteve a certificação Produto Cinco Estrelas na categoria “Cosméticos Antimanchas”, com uma classificação global de 8,09 numa escala de 1 a 10. A satisfação pela experimentação foi a característica com melhor classificação pelas consumidoras, com 8,24. Foi devido à redução efectiva das manchas do rosto que 8 em cada 10 mulheres que o utilizam tencionam voltar a fazê-lo.