Anda a pensar fazer uma tatuagem?

Estão na moda e vieram para ficar. O entusiasmo é tanto que a maior parte das pessoas que faz uma acaba por repetir a experiência. Quer experimentar? Veja os cuidados a ter

Discretas, étnicas, todas em preto... Assim são as tatuagens mais requisitadas atualmente. Se está com vontade de fazer uma, este é o momento certo. Quando, há alguns anos atrás, a moda das tatuagens chegou em força a Portugal, muitos foram os que lhes prognosticaram uma vida muito curta e passageira, mas enganaram-se. As tatuagens continuam a ser muito apreciadas, a única coisa que mudou foram as tendências dos motivos tatuados e as zonas escolhidas para o fazer.

Os anos em que as tatuagens eram património exclusivo de marinheiros e legionários fazem parte da pré-história. Hoje em dia, muitos são os homens e mulheres (a maioria com uma média de idades entre os 20 e os 35 anos) que optam por exibir um desenho decorativo único e exclusivo em alguma parte do corpo. E é por isso que muitas pessoas levam o seu próprio desenho do motivo que querem tatuar.

Um desenho, na maioria das vezes, personalizado que exprime uma fantasia íntima e que só quem a tem conhece o seu verdadeiro significado. Para além destas solicitações individualizadas, parece que as tatuagens tribais em cor preta, pequenas ou grandes, estão na moda, apesar das mais procuradas serem as de tamanho discreto em zonas pouco visíveis. Este é o caso da maioria das mulheres que faz uma tatuagem.

Elas preferem motivos mais pequenos e costumam escolher zonas do corpo que não estejam sempre a descoberto, como a parte do ombro mais próxima da omoplata, o baixo ventre junto à linha do biquini ou o fundo das costas. Os homens, pelo contrário, são mais atrevidos e preferem tatuagens maiores, sobretudo, nos braços e nas costas. A estatística revela ainda que, no mundo das tatuagens, a reincidência costuma ser habitual.

A aplicação da técnica

Para começar, o tatuador deve limpar a zona com álcool ou algum outro tipo de desinfetante. Também deverá rapar os pelos da zona. De seguida, o tatuador desenha o motivo seleccionado pelo cliente na zona escolhida. O desenho costuma ser feito com um marcador, com papel químico ou à mão, dependendo da destreza do tatuador ou do desenho escolhido pelo cliente.

Uma vez terminado e se o cliente estiver satisfeito com o resultado, começa a tatuar-se. O tatuador prepara a máquina de tatuagens com as agulhas, ponteiras e pigmentos. Assegure-se, no entanto, que todos os produtos são esterelizados e que não há nenhum rasto de cor na máquina de uma utilização anterior.

Para fazer a tatuagem, usam-se agulhas minúsculas que vão fazendo punções repetidas sobre a zona escolhida, fixando assim o pigmento na pele. Antes de realizar a tatuagem, o tatuador pode aplicar uma camada de vaselina. As primeiras linhas do desenho (contorno) são as que doem mais, uma vez que a pele ainda está sensível e é a fase em que o cliente se encontra mais nervoso.

Veja na página seguinte: Quanto tempo demora a fazer uma tatuagem pequena

Ver artigo completo

Comentários