Os componentes da soja, tais como as proteínas, foram reconhecidos como suportando uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo uma redução de doença coronária. Foi descoberto que as pequenas proteínas da soja (soybean trypsin inhibitor [STI] e Bowman Birk inhibitor [BBI]) inibem parcialmente a formação do pigmento da pele através da regulação da passagem recetor 2 protease-ativado [PAR- 2].

Com base nestas descobertas foi desenvolvida uma formulação de soja com estas proteínas e outros componentes da soja. Os excipientes foram sujeitos a testes físicos e biológicos de forma a garantir a compatibilidade entre ingredientes e manter a atividade das STI e BBI na formulação. A análise química revelou que a formulação de soja continha um espectro completo de ingredientes ativos da soja.

Esta formulação manteve a sua atividade biológica durante os 2 anos de tempo de vida do produto e revelou ser extremamente não irritável para a pele. Outros estudos farmacológicos e clínicos demonstraram que as formulações de soja, contendo um espectro completo de ingredientes ativos de soja, oferecem uma gama completa de benefícios para o cuidado da pele.

Potenciais aplicações incluem a redução da pigmentação e de pigmentação/ eritema induzido por ultravioletas, o realce da elasticidade da pele, o retardar do crescimento do pelo e o controlo da oleosidade e hidratação.

Em suma, a investigação na área das propriedades fundamentais da soja conduziu a uma tecnologia naturalmente segura contudo eficaz, que poderá proporcionar uma vasta gama de benefícios importantes para o cuidado da pele.

Saiba mais na próxima página

Composição da soja

Sabe-se que a soja contém um espectro completo de componentes ativos, não só as pequenas proteinas STI e BBI, mas também grandes proteínas, ácidos gordos essenciais, fitoesteróis, isoflavonóides, lecitinas e saponinas.

Recentemente, estes componentes foram divulgados por oferecerem benefícios no cuidado da pele, tais como propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, assim como a uniformização do tom de pele, hidratação e efeito/proteção barreira. Investigações na área dos benefícios da soja nos cuidados da pele resultaram em formulações naturalmente suaves e eficazes à base de soja.

Espera-se que investigações adicionais sobre os benefícios da soja na pele conduzam a novas e inovadoras potencialidades para esta tecnologia. A soja madura contém mais do que 35% de proteínas. A soja mostrou fornecer benefícios nutricionais, cardiovasculares e pós-menopausa. A soja contém ainda cerca de 20% de óleo que representa o óleo vegetal líder para consumo alimentar (Tabela 1).

 

A composição detalhada da soja inclui um número de componentes com potenciais aplicações em cuidados da pele. As pequenas proteínas da soja (STI e BBI) conseguem inibir parcialmente a formação do pigmento da pele através da regulação da passagem via PAR-2. As grandes proteínas fornecem um efeito amaciador e suavizante da pele.

A soja contém mais de 15% de ácidos gordos insaturados, dos quais, mais de 2/3 são ácidos gordos essenciais que proporcionam uma proteção antioxidante. Os lípidos, as lecitinas e os fitosteróis da soja, ajudam a restaurar a função barreira e a hidratação da pele. Os surfactantes naturais (ex. saponinas e lecitinas) proporcionam um efeito de limpeza (Tabela 2).  

Demonstração dos resultados

As formulações de leite de soja contendo proteínas não desnaturadas foram testadas devido à atividade inibitória da serine protease. Como mostra a figura 1, as formulações de soja contendo vários níveis de leite de soja resultam numa inibição dosedependente da atividade da tripsina (Fig. 1)

Foi desenvolvida uma formulação de soja estabilizada contendo proteínas de soja não desnaturadas, STI. A estabilidade das STI foi monitorizada por inibição enzimática e pela técnica de Western Blot (Fig. 2).

Os resultados ilustram que a formulação de soja reteve a atividade inibitória da serine protease. A proteína STI manteve-se intacta, pela análise de Western Blot, após 1 ano a temperatura ambiente. Estudos clínicos foram conduzidos para avaliar os benefícios das formulações tópicas da soja nos cuidados da pele. (Fig 3-7)

Uma formulação de soja contendo STI foi testada numa população com lesões hiperpigmentadas. Após 6 semanas de tratamento com uma aplicação diária, as lesões pigmentadas foram significativamente atenuadas uniformizando-se, desta forma, o tom de pele. (Figura 3)

Uma formulação de soja contendo STI intacto demonstrou melhorar o aspeto geral da pele no acne. (Figura 4) Uma formulação de soja reduziu a hiperpigmentação pós-inflamatória do acne, um fenómeno que ocorre frequentemente em pele com pigmento mais escuro. (Figura 5)

Uma formulação de soja reduziu a descamação da pele e o eritema resultantes da exposição à radiação UV. (Figura 6) 

Uma formulação de soja demonstrou retardar o crescimento dos pelos das pernas após a depilação. Os pelos que reaparecem são mais suaves e finos, e menos visíveis. (Figura 7)

Demonstrámos que a soja tem uma vasta gama de potenciais benefícios nos cuidados da pele. Os benefícios da soja nos cuidados da pele variam entre a uniformização do tom de pele, a suavidade e hidratação, a redução das manchas irregulares e da vermelhidão, e o retardar do crescimento do pelo.

O compromisso desta investigação em compreender na totalidade os benefícios da soja nos cuidados da pele, poderá revelar aplicações adicionais no futuro.

Nestes estudos podemos concluir que:
- O esforço dedicado à investigação conduziu a uma compreensão fundamental dos benefícios da soja nos cuidados da pele
- As formulações tópicas de soja foram desenvolvidas e estabilizadas para incorporar o espectro completo dos componentes da soja
- As formulações de soja estabilizadas demonstraram conceder múltiplos benefícios nos cuidados da pele.

Agradecimentos: Johnson & Johnson, Portugal
Referências bibliográficas: Johnson & Johnson CPWW, Skin Center, Skillman, Nj, USA. Potencial Applications in Skin care: J-C.Liu, PhD; M. Seiberg, PhD; J. Miller; J. Wu, PhD; S.S. Shapiro, PhD; R. M. Grossman, MD.