Simulador de cirurgia plástica permite antever resultado final

Software inovador utiliza 12 câmaras e já está disponível em Portugal

E se pudesse ver antecipadamente como ficaria o seu rosto depois de uma rinoplastia? E se conseguisse ter previamente a noção de como ficaria o seu busto depois da mamoplastia de aumento que está a ponderar realizar? Para concretizar estas e outras premissas, foi desenvolvido um simulador de cirurgia plástica 3D. Denominado Vectra XT 3D, é um software inovador e revolucionário que permite visualizar em tempo real o antes e o depois de uma cirurgia plástica.

O dispositivo possibilita aos pacientes antever, de uma forma bastante fiel, o resultado da intervenção a que pretendem submeter-se, gerindo assim as suas expetativas de uma forma mais realista. O sistema utiliza 12 câmaras digitais que recolhem imagens em 3D do paciente, construindo depois um modelo tridimensional do seu aspeto atual. As imagens são depois processadas pelo software.

De seguida, o médico recorre a ferramentas de simulação para criar uma imagem do resultado esperado após a cirurgia, permitindo ainda a visualização em vários ângulos. Utilizando esta tecnologia avançada, o doente pode ficar com uma ideia mais clara dos resultados obtidos após a cirurgia, sendo também mais fácil esclarecer eventuais dúvidas com o especialista.

Com este aparelho, torna-se também mais fácil explicar detalhadamente o que se pretende com a cirurgia e o médico poderá esclarecer se as expetativas do paciente são realistas. O Vectra XT 3D permite também que o médico e o paciente possam analisar em conjunto várias hipóteses de procedimentos cirúrgicos, escolhendo a que melhor se adapta às necessidades e expetativas da pessoa que vai ser submetida à operação.

Em que situações pode ser utilizado o simulador?

Esta tecnologia pode ser usada em várias cirurgias estéticas, nomeadamente:

- Rinoplastia
- Mamoplastia de aumento
- Redefinição dos contornos corporais
- Outros procedimentos estéticos

Simulador de cirurgia plástica permite antever resultado final

Ao antever de uma forma mais precisa o resultado da cirurgia, o paciente terá uma ideia mais clara de como ficará depois, o que poderá ajudar a minimizar as reservas que ainda possa ter quanto à realização da cirurgia e a perceber melhor o processo que levará ao resultado desejado. No caso dos implantes mamários, por exemplo, o médico poderá fazer simulações de diferentes tamanhos e formas de implantes, para que a paciente analise várias possibilidades e escolha aquela com que se sentir mais confortável.

Como as imagens captadas em 3D são bastante reais, o médico pode identificar claramente assimetrias nos seios e compensá-las durante a cirurgia. Embora os resultados apresentados sejam bastante fiáveis, o Vectra XT 3D é apenas um instrumento de simulação e todas as dúvidas relacionadas com o procedimento ou procedimentos a adotar e com o grau de expetativa do paciente devem ser analisadas em conjunto com o médico.

Como funciona o Vectra XT 3D

1. Todo o processo é iniciado com uma sessão de fotografias utilizando o simulador Vectra XT 3D.

2. Depois, as fotografias 3D serão processadas através de um software especializado. Nesta fase, poderá visualizar os vários resultados possíveis para o tratamento estético que pretende e decidir em conjunto com o médico qual a melhor opção para o seu caso.

3. Assim que tomar a sua decisão, a simulação do Vectra XT 3D estará na base do plano cirurgico. Esta tecnologia revolucionária permite-lhe antever os resultados e diminuir a insegurança relativamente aos resultados finais.

4. Em Portugal, o novo equipamento está apenas disponível na clínica da cirurgiã plástica Luisa Magalhães Ramos, em Lisboa.

artigo do parceiro:

Comentários