Recupere a sua pele e o seu cabelo

Ponha em prática, em casa, um plano fácil de recuperação e dê vida à sua epiderme e às suas hastes capilares. Veja os três passos que deve seguir para o conseguir

O verão já terminou há algumas semanas, mas só agora que o outono chegou em força e com ele trouxe novos desafios, como a gestão de maiores níveis de stresse, está a reparar com mais atenção nos estragos que a exposição solar e outros fatores estivais fizeram à sua pele e cabelo. Quanto mais cedo iniciar a recuperação da sua tez e fibras capilares melhor, mas nunca é tarde para devolver a vitalidade, entretanto perdida.

Não perca mais tempo e siga os conselhos que se seguem para oferecer à pele o seu tónus e elasticidade naturais, bem como ao cabelo o brilho e bom aspeto perdidos. Para o conseguir, há que seguir duas premissas, suavidade e produtos adaptados a esta situação especial. Estes são os passos que deve ter em linha de conta para preservar a beleza e a saúde da sua pele e do seu cabelo.

Passo 1: Limpeza

No caso do rosto, antes da limpeza, deve realizar uma pulverização com água tépida perfumada com óleo essencial ou essência aromática adaptados ao seu tipo de pele. Deixe-a secar sem nenhum tipo de fricção. Para eliminar os restos de maquilhagem, use uma toalhita ou esponja embebida em água limpa, à qual deve juntar um pouco de um produto de limpeza. Aplique-o fazendo ligeiras pressões sobre todo o rosto, evitando esfregar. É muito importante não esfregar nem esticar a pele, para não a prejudicar mais ainda.

Quanto ao cabelo, opte por um champô o mais suave possível. No caso de ter o cabelo pintado, madeixas ou permanente, o mais aconselhável é recorrer a produtos especificamente desenvolvidos para esse fim. O truque é procurar a hidratação a todo o custo com ingredientes naturais, como a aveia, por exemplo.

Passo 2: Hidratação

O sol reduz a produção natural de gordura segregada pelas glândulas sebáceas, pelo que a pele se torna incapaz de se manter completamente hidratada. Por esse motivo, a função dos hidratantes cosméticos é ajudar a camada córnea a recuperar a sua função impermeabilizante. Para o rosto, há que escolher um produto adaptado ao tipo de pele e, no caso do hidratante diário, é preciso deixá-lo atuar durante um minuto e depois enxaguar com água morna abundante.

Passo 3: Nutrição

No rosto, este é o passo realmente reparador, já que é nele que a pele recebe a dose extra de hidratação. A forma mais rápida e eficaz para o conseguir é a aplicação de máscaras hidratantes e nutritivas. Como a epiderme está muito sensibilizada, o melhor é optar por uma textura em gel que contenha ingredientes calmantes, como o aloé vera e a camomila, para reduzir a inflamação e os rubores.

No caso das peles maduras ou daquelas em que a secura e a deterioração solar forem extremas, recomendam-se as texturas em creme, para acelerar a hidratação das células da epiderme. As máscaras devem ser aplicadas uniformemente por todo o rosto, evitando a zona dos olhos e deixando atuar 10 a 15 minutos, apesar de existirem versões expresso que se retiram ao fim de três a cinco minutos. Para aumentar a eficácia do produto, pode cobrir-se o rosto com uma toalha humedecida em água quente. Retira-se absorvendo o excesso com um lenço de papel. Se a pele ficar oleosa, pulverize com água termal.

Veja na página seguinte: Outros cuidados de nutrição que deve ter

Comentários