Por que tenho a pele seca?

A água muito calcária, além de desidratar a epiderme, também destrói a barreira natural que a protege de ameaças externas, defendem especialistas.

A desidratação cutânea surge por falta de gorduras na superfície cutânea. Pode ser desencadeada por diversos fatores, como é o caso do tipo de pele. Ter a pele seca é, muitas vezes, uma característica genética e que acompanha o indivíduo ao longo da vida, requerendo cuidados de manutenção para mantê-la hidratada. Uma nova investigação internacional aponta outras causas.

Segundo especialistas da University of Sheffield e do Kings College London, no Reino Unido, a água muito calcária, além de secar a pele, também destrói a barreira natural que a protege de ameaças externas, tornando-a também mais sensível a substâncias potencialmente irritantes muitas vezes presentes em produtos lavantes e em detergentes de roupa.

Para a secura da pele podem, ainda, contribuir algumas patologias. «Doenças endócrinas, doenças do tubo digestivo, doenças oncológicas e carências nutricionais podem tornar uma pele previamente normal numa pele seca», confirmou à Prevenir David Serra, médico dermatologista, que alerta ainda para os possíveis efeitos secundários de alguma medicação.

«O uso de medicamentos hormonais, diuréticos, medicamentos para tratar o colesterol elevado e medicamentos para tratar acne podem levar à desidratação da pele», refere. As fases da vida em que nos encontramos também podem deixar marcas. «Durante a infância e numa idade avançada, a pele seca é mais frequente», sublinha o especialista.

«Também na menopausa, a secura da pele pode ser provocada ou agravada», acrescenta ainda David Serra. A época do ano é outra das causas que podem estar na origem do problema. «Tanto no inverno como no verão, a pele pode ficar mais seca», adverte o médico dermatologista.

«No inverno, devido aos ambientes aquecidos que favorecem a desidratação da pele, e no verão, devido aos banhos excessivos e à exposição solar», descreve. A utilização de cosméticos nem sempre é inofensiva «Podem compensar a secura da pele ou agravá-la, como acontece com compostos ácidos e derivados da vitamina A, presentes em fórmulas anti-idade, para o tratamento da acne e de manchas», alerta.

artigo do parceiro:

Comentários