Este método usa o plasma sanguíneo do próprio paciente para promover a recuperação do folículo e o crescimento capilar. De uma forma simples, podemos dizer que as plaquetas funcionam como um reservatório de fatores de crescimento, essenciais na reparação de todos os tecidos do corpo humano, incluindo os folículos capilares. Os fatores de crescimento contidos nas plaquetas estimulam a recuperação dos tecidos, onde são injetados, aumentando a proliferação célula, a irrigação sanguínea e a produção de colagénio.

Baseados na nossa experiência em Transplante Capilar e na pesquisa e aplicação dos mais inovadores e eficazes tratamentos da alopecia, desenvolvemos um protocolo único, associando PRP e mesoterapia capilar, que tem demonstrado resultados muito consistentes – o Protocolo de Mesoterapia DHI (Meso-PRP). Anos de estudo e investigação do metabolismo do folículo capilar permitiram-nos conhecer quais os nutrientes essenciais para o crescimento de cabelo saudável e sem os quais qualquer tentativa de restaurar a função do folículo capilar falha.

Os resultados comprovam que o Protocolo de Mesoterapia DHI (Meso-PRP), ao fornecer ao folículo capilar todos os nutrientes que este necessita para produzir cabelo, potencia grandemente o resultado do PRP, promovendo uma recuperação do folículo atrofiado, acelerando o crescimento e tornando o cabelo mais denso e resistente.

O protocolo Meso-PRP está indicado na prevenção e tratamento de queda de cabelo – androgenética, sazonal, após a gravidez – na condição de ainda existir cabelo na zona afetada, e na preparação ou recuperação após transplante capilar. Tem excelentes resultados nos casos em que, ao longo dos anos, o cabelo se tornou mais fino ou menos denso. Temos muitas pacientes do sexo feminino com este tipo de quadro após a menopausa, ou mesmo em mulheres mais jovens com baixos níveis de progesterona.

Fazemos testes para saber qual a causa da queda de cabelo e para perceber se existe algum desequilíbrio hormonal subjacente, com o objetivo de que o tratamento seja dirigido ao problema específico de cada paciente. O nosso protocolo exclusivo é iniciado com uma sessão de mesoterapia para preparar os folículos para o crescimento de novo cabelo que vai ser estimulado pelo PRP. No total são efetuadas três sessões de PRP, alternadas quinzenalmente com mesoterapia. Após a realização destas sessões, aconselhamos os pacientes a fazer sessões de manutenção, de seis em seis meses.

Trata-se de um procedimento que, quando bem executado, apresenta um custo-benefício muito interessante, uma vez que, através de uma aplicação sem efeitos secundários e em que o paciente retoma de imediato a sua atividade, conseguimos travar a queda de cabelo e aumentar a densidade capilar, com excelentes resultados.

Um artigo da médica Isabel Soares, Especialista em Tricologia e Diretora Clínica da DHI Portugal