Pés e mãos sublimes

Truques de manicura e de pedicura que pode repetir facilmente em casa

As mãos são o nosso cartão de visita e estão expostas constantemente ao escrutínio público, ao contrário dos pés que só saem do seu esconderijo quando o calor aperta. Mas ambas as extremidades dizem muito de nós e prestar-lhes os cuidados necessários é mais do que uma necessidade estética, pode proteger-nos de potenciais problemas de saúde. Manicura e pedicura são tratamentos que realçam a beleza natural das mãos e dos pés mas sempre sob a premissa de que a sua saúde vem em primeiro lugar.

Assim, quando ouvir falar de manicura e pedicura pense que é algo mais do que o simples arranjar das unhas. Ambos os tratamentos têm uma função estético-sanitária cujo objectivo é prevenir e/ou corrigir os danos produzidos pelas constantes agressões a que as mãos e os pés estão sujeitos. Damos-lhe uma série de truques que pode repetir facilmente em casa.

Manicura

As mãos estão expostas a uma infinidade de agressões, nomeadamente frio, calor, secura, humidade, cortes, arranhões que deixam marcas e denunciam a idade, o cansaço, a personalidade e o estilo de vida de cada pessoa. Podem sofrer de inúmeros problemas, pelo que o seu cuidado e manutenção não devem ser ocasionais (festas, eventos especiais), mas sim fazer parte da rotina de cuidados tanto de beleza como de saúde.

A manicura engloba uma ampla gama de técnicas, elementos, produtos e tratamentos que podem ser realizados num centro de estética ou, na sua maioria, por si mesma em casa, nomeadamente:

- Elimine primeiro, se necessário, o verniz das unhas.

- Lave-as em água morna com um produto de limpeza suave.

- Aplique um creme esfoliante para retirar as células mortas e a sujidade incrustada.

- Corte as unhas e molde-as com uma lima.

- Se houver um problema de desidratação os centros especializados costumam recomendar um banho de parafina.

- Submerja as pontas dos dedos durante alguns minutos em água com sabonete para amolecer as cutículas.

Pedicura

É imprescindível para melhorar a aparência e o conforto dos pés, os eternos esquecidos que passam pelos apertos e sufocos do calçado (por vezes apertado) durante a maior parte do ano. Para embelezá-los, não basta tirá-los da clausura e tratá-los com muito carinho:

- Mergulhe-os num banho de água morna com essência de lavanda para relaxá-los e amolecer asperezas.

- Seque-os bem e verifique se existe alguma calosidade. Se sim, retire-a com pedra pomes ou uma lima adequada. Pode também usar um creme esfoliante.

- Corte as unhas a direito para impedir que encravem. Lime-as e elimine as peles e asperezas à volta das unhas com a ajuda de um alicate.

- Faça uma massagem suave nos pés com um creme hidratante ou reparador.

- Aplique um tratamento para nutrir, reparar ou endurecer as unhas e pinte-as, se desejar, com um verniz, usando, para isso, um separador de dedos.

Texto: Madalena Alçada Baptista

artigo do parceiro:

Comentários