Os segredos do sorriso

Saiba como conseguir ter uns dentes dignos de uma estrela de Hollywood

Os dentes desempenham um papel importante no nosso bem-estar. Para além da função da mastigação e da fonética, ter dentes saudáveis e bonitos contribui não só para a nossa saúde mas também para a nossa imagem e auto-estima.

Hoje em dia, com a estética dentária, é possível transformar por completo um sorriso. A boca e os dentes são cartões de visita que definem a nossa imagem, cada vez mais importante nos dias que correm. Segundo João Azevedo, médico dentista, “numa sociedade em que a aparência assume, cada vez mais, um papel preponderante, um sorriso saudável e atraente funciona como requisito obrigatório, seja a nível pessoal ou profissional.

Assim, a estética dentária está actualmente associada à beleza”. Na verdade, a área da estética dentária evoluiu muito nos últimos anos e, hoje em dia, já se pode contar com procedimentos mais acessíveis e com óptimos resultados.

As clínicas dentárias, muitas delas especializadas em estética dentária, oferecem assim uma grande variedade de soluções nesta vertente: desde branqueamentos dentários, implantes, facetas e coroas, à correcção do posicionamento dos dentes, entre outras.

Por isso, transformar um sorriso é hoje em dia muito mais fácil, havendo solução para quase todos os problemas.

Especialização e formação

Todos os procedimentos estéticos dentários devem ser feitos por profissionais competentes, especializados e experientes. Por serem procedimentos complexos, devem ser planeados e executados com precisão e cuidado.

Os profissionais que executam este tipo de função devem ter cursos de odontologia na área, assim como especializações, actualizações e formações específicas. É importante lembrar que uma intervenção bem executada será duradoura, segura para o organismo e trará os benefícios de um novo sorriso.

Para além de uma boa especialização, o médico dentista tem que perceber bem o que o paciente quer, e saber aconselhar a melhor solução para o problema apresentado. A procura pela perfeição implica, muitas vezes, excessos cometidos, tanto por quem deseja a beleza como pelos profissionais responsáveis por tornar os desejos dos pacientes realidade. “O objectivo do clínico que faz estética dentária é perceber qual é a definição de beleza do seu paciente, sendo esta a base para resultados estéticos satisfatórios. Tornar as pessoas emocionalmente confortáveis é a melhor forma de construir uma imagem de mútuo acordo entre o paciente e o profissional", afirma João Azevedo, médico dentista.

Saiba mais na próxima página

Estética dentária

• Restauração dentária (tratamento de cáries ou fracturas)

• Coroas e facetas de cerâmica, metalocerâmica ou porcelana

• Facetas cerâmicas em dentes manchados ou com imperfeições

• Higienização dentária para eliminar o tártaro e as manchas dos dentes

• Branqueamento

Próteses e implantes

Os implantes dentais representam a mais moderna técnica para suprir a falta de um ou mais dentes. Um implante dentário é uma pequena estrutura de titânio, um metal que não agride o corpo humano. Essa estrutura é implantada no osso do paciente, substituindo a raiz do dente perdido, sendo depois aplicada a prótese dentária que será o dente que ficará visível na boca.

Esse tipo de implante é também chamado de osso-integrado, pois a estrutura de metal fica completamente aderente ao osso, permitindo um resultado seguro e duradouro para o paciente.

Para os pacientes que não possuem ossos em boas condições para receber o implante, existem algumas técnicas para fazer aderir o implante. Com os implantes dentários é possível realizar a substituição de um único dente, de várias peças ou até mesmo de todos os dentes.

Graças a este tratamento é possível fazer-se uma vida totalmente normal, pelo que a falta de dentes já não será um problema. Existem ainda os implantes de carga imediata; com estes implantes, é possível recuperar a funcionalidade total e a estética da boca num só dia.

Os implantes de carga imediata consistem na colocação de um determinado número de implantes em maxilares sem dentes, com uma inclinação adequada para proporcionar um apoio protésico óptimo. Num mesmo dia é possível ajustar uma prótese fixa recuperando a funcionalidade dentária.

Saiba mais na próxima página

Restaurações

Actualmente, as restaurações dos dentes não devem ser visíveis, como acontece com a utilização do chumbo. Para que essas restaurações deixem de se notar sempre que a pessoa abre a boca, existem algumas soluções como o compósito ou a cerâmica.

Este tipo de restauração é feito com materiais plásticos (acrílicos, resinas) misturados com partículas microscópicas de minerais. Semelhantes na cor e na textura dos dentes naturais, estas restaurações praticamente não se diferenciam dos dentes e são muito mais atractivas do que as restaurações metálicas.

Facetas e coroas

São uma boa solução para reconstruir sorrisos danificados, permitindo corrigir alterações de forma, cor ou posição dos dentes, transformando um sorriso imperfeito num sorriso harmonioso. As facetas podem ser confeccionadas em resina ou porcelana.

As facetas em resina podem ser feitas directamente sobre os dentes, no próprio consultório do dentista, sem a necessidade de moldagens e nem de desgastes significativos da estrutura dental. Já as facetas de porcelana exigem desgastes do esmalte dentário e moldagens que são enviadas aos laboratórios de prótese, onde são confeccionadas. Posteriormente, são devolvidas ao dentista que as cimentará sobre os dentes do paciente.

Branqueamento dentário

Ter os dentes bonitos e brancos é sinónimo de boa saúde oral e é o nosso melhor cartão-de-visita. São muitos os agentes que podem escurecer e amarelecer os nossos dentes, como o café, o tabaco, alguns alimentos, medicamentos, uma má higiene oral ou simplesmente o passar do tempo.

No entanto, branquear os dentes é hoje possível com algumas técnicas muito eficazes, que podem ser realizados em casa ou no consultório. entre as quais destacamos:

• Branqueamento feito em casa com moldeiras e gel próprio. Uma forma muito comum de tratamento branqueador que deve ser feita com supervisão de um profissional de saúde oral.

• Feito no consultório por activação por calor (laser), ou activação por luz fria ou fotoactivação. Este procedimento demora entre cerca de 30 minutos a uma hora.

Saiba mais na próxima página

Ortodôncia

Esta especialidade diagnostica, previne e trata irregularidades dentofaciais. Dentes bonitos e bem posicionados permitem mastigar correctamente, e interagir socialmente com mais facilidade. A ortodôncia colabora para a estética dental corrigindo os defeitos de posicionamento dos dentes, procurando uma harmonização da face e solucionando problemas relacionados à fala e à mastigação. Para isso, o especialista pode utilizar diversos tipos de aparelhos.

Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou móveis. Para cada tipo de aparelho existem vários modelos específicos para o problema que se quer solucionar. A duração e o preço do tratamento variam dependendo do tipo e extensão do problema a ser tratado. Boca: Para pacientes mais excêntricos existem outras formas de embelezar os dentes, como os piercings ou as tatuagens dentárias.

"O sorriso reflecte a nossa personalidade,

espelhando a nossa autoconfiança e pode e deve funcionar a nosso favor",

refere o dr. João Azevedo

Texto:

Texto: Stela Martins

Agradecimentos: Dr. João Azevedo, Vital Dent, Lisboa

artigo do parceiro:

Comentários