Os segredos de beleza de Ana Rita Clara

A apresentadora revela truques de elegância e desvenda a forma como encara a vida (fotos)

Natural de São João da Madeira e formada em sociologia, mudou-se para Lisboa há seis anos a convite da estação de televisão SIC.

Desde então, Ana Rita Clara nunca mais parou. Apresentou vários programas, teve participações especiais em séries e telenovelas e, em 2009, passou a integrar a equipa da SIC Mulher, onde apresenta o programa «Mais Mulher».

Considerada uma das dez mulheres mais elegantes do país, criou a sua própria produtora de audiovisual. A realização de documentários é um dos muitos projetos que ambiciona concretizar.

A de Ana Rita Clara

«Tenho um espírito forte e sou determinada. Sei sobretudo aquilo que não quero na minha vida. Sou pouco tolerante com snobismos», revela a apresentadora.

B de Beleza

«O meu truque para sair de casa sempre com uma boa imagem, mesmo em dias não, é manter o pensamento positivo, colocar um pouco de blush nas maçãs do rosto (dá sempre um tom saudável à pele) e ter sempre um gloss na carteira», afirma.

C de Calorias

«Não sou refém do controlo de calorias, mas como gosto imenso de vegetais, peixe e pratos menos calóricos, tudo se torna mais simples. Diariamente, bebo muita água e mantenho-me afastada dos fritos e dos excessos. Não ingiro hidratos de carbono à noite, equilibro as escolhas com imensa salada e deixo sempre alguma coisa no prato», confessa.

D de Desporto

«O facto de ter praticado atividades tão distintas, fez com que aumentasse a minha resistência, boa forma física, a boa energia e o bem-estar. O próprio trabalhar em equipa, a sociabilidade, a concentração foram alimentados por essas experiências», descreve Ana Rita Clara, que praticou natação de competição, ginástica rítmica e desportiva e dança contemporânea quando era mais nova.

E de Elegância

«Considero a elegância uma exteriorização do interior, uma continuidade daquilo que somos e de que gostamos. Apenas visto o que me faz sentir bem e confortável, valorizo os pormenores das peças e das atitudes e sigo as tendências, mas crio o meu próprio estilo», admite.

F de Família

«É algo muito importante para mim, até porque é a base de tudo. Mantenho as tradições e as visitas regulares. E, quando a saudade aperta, encurto a distância», assegura o rosto do programa «Mais mulher».

G de Ginásio

«Treino duas a três vezes por semana, no Club L. Preciso dessa libertação de adrenalina e de ter esse momento para mim. Como não gosto de rotinas, nem mesmo nos treinos, vou variando no tipo de esforço», explica. «Tanto posso fazer um HIT (High Intensity Training) concentrado em cardio, como posso misturar boxe, com Trx ou circuito. Sendo um treino personalizado, com a ajuda de um personal trainer, tenho resultados mais rápidos», sublinha.

L de Laço

«É para mim uma grande honra ser embaixadora da Associação Laço e desta causa, porque me identifico com esta luta pela prevenção e pela mudança de atitudes. Esta causa procura, sobretudo, alertar as pessoas, para uma realidade trágica no nosso país do cancro da mama. Tenho aprendido imenso com os casos que vou conhecendo, de como a força de vontade muda tudo e de como é possível dar a volta. Quero tentar fazer a diferença, à minha escala», desabafa.

M de Mulher

«São vários os aspetos que definem uma mulher, mas a elegância, a determinação, a atitude e a inteligência são características que a tornam única», afiança a apresentadora.

N de Norte

«Costuma-se salientar muito a frontalidade e a genuinidade das pessoas do norte e eu não fujo à regra... Mas também já me sinto em casa em lisboa. Quanto à gastronomia típica, não procuro compensar os prazeres. Mas, se exagerar de alguma forma, esqueço tudo isso no ginásio», assegura Ana Rita Clara.

P de Prevenir

«Sou bastante atenta à minha saúde e tenho rotinas semestrais de exames. Para mim, a prevenção é o melhor caminho para uma vida em pleno e sem percalços», admite.

R de Rituais de beleza

«Limpo e hidrato muito bem a pele todos os dias de manhã e à noite. Como sou maquilhada diariamente essa dedicação é necessária e cumpro-a religiosamente», garante a apresentadora, que revela ainda outros segredos de beleza. «Faço uma exfoliação, uma vez por semana, no rosto e, de duas em duas semanas, no corpo. É essencial para manter a pele renovada», sublinha. «Faço com regularidade drenagens linfáticas na clínica Body Concept que ajudam o corpo a libertar toxinas e a manter-se tonificado», acrescenta ainda.

S de Sushi

«Estou a aprender a fazer sushi, algo que gosto muito. Também adoro salmão e de preparar entradas especiais. Gosto de improvisar na cozinha e de misturar diferentes ingredientes e sabores», desvenda.

T de Tempo

«Procuro ser organizada e ter sempre tempo para me cuidar. Para além do meu trabalho me exigir essa dedicação diária, sempre gostei de me mimar e penso que é o melhor caminho para a prevenção e para manter o equilíbrio», defende a apresentadora.

U de Um dia de cada vez

«Este é o meu lema. Atualmente continuo dedicada ao «Mais mulher» que, em setembro [de 2012], regressou em força e cheio de novidades, para além de assinar uma crónica semanal. E estive na emissão especial da SIC em outubro. Pretendo explorar outras áreas. Mas um dia de cada vez é o meu lema», reconhece Ana Rita Clara.

V de Vida saudável

«A atividade física ocupa um lugar muito importante, porque me equilibra e faz-me sentir muito bem. É essencial para uma vida com energia, saúde e beleza», garante a apresentadora.

W de www

«Pesquiso imenso na internet. É parte fundamental do meu trabalho. Nas questões de saúde, procuro informação especializada se precisar e o site da Organização Mundial da Saúde apresenta sempre informação atual nesse campo», considera.

Z de Zen

«Para ser feliz preciso de viver os dias de uma forma plena, estar sempre rodeada das pessoas que gosto e ter tempo também para desfrutar das conquistas e tirar prazer da vida. E chegar ao final do dia e pensar que hoje foi um dia bom mas que amanhã vai ser ainda melhor», conclui.

Texto: Vanda Oliveira com fotos de Pedro de Castro Agoas

artigo do parceiro:

Comentários