Os produtos de limpeza da pele retiram o bronzeado?

Tanto tempo para conseguir uma pele dourada e, de repente, ela começa a desvanecer. Será a culpa dos seus cuidados de higiene?

Fique descansada. A resposta é não! Há quem evite usar esfoliantes e desmaquilhantes nesta época com medo de eliminar o bronzeado. Mas não se preocupe, porque o que vem no algodão são as células mortas e as impurezas que se acumulam na pele durante o dia e não o seu precioso tom moreno, já que a melanina (o pigmento que escurece a pele, na presença do sol) é produzida bem abaixo da superfície. A partir do momento em que se deixa de ir à praia, a produção de melanina diminui e a pele começa a aclarar.

O tom mais dourado vai-se esbatendo à medida que as células novas vão substituindo as mais antigas. Os produtos de limpeza eliminam apenas a sujidade superficial, que dá à pele um aspeto baço e asfixiado e, por isso, até contribuem para dar à pele uma aparência mais luminosa e saudável. Têm, ainda, um efeito suavizante e facilitam a absorção e atuação dos cosméticos hidratantes e restantes tratamentos. São, assim, amigos do seu bronzeado. E esta, hein?

Texto: Vera Saldanha

artigo do parceiro:

Comentários