Os melhores gestos e tratamentos anti-manchas

Muitos consideram-nas inestéticas e há quem tenha dificuldade em viver com elas. Siga os conselhos dos especialistas e recupere a sua pele

Quem as tem tende a não gostar delas. As manchas são lesões hiperpigmentadas da pele, decorrentes da existência de mais cor do que o normal numa zona particular da pele. Na sua formação intervêm dois tipos de células, os melanócitos (células produtoras de melanina, proteína responsável pela cor e pigmentação da pele) e os queratinócitos (células que asseguram a passagem da melanina à superfície da pele, através de um processo contínuo e regular de renovação celular).

Quando este processo é alterado por fatores como a exposição solar ou as oscilações hormonais, surgem as manchas. De acordo com a dermatologista Alexandra Osório, os principais fatores que influenciam o aparecimento das tão irritantes e incomodativas manchas na pele são:

- O sol

A exposição solar não protegida é uma agressão para a pele que, para se defender, aumenta a produção da melanina.

- Uma pele clara

As mulheres caucasianas têm mais tendência a desenvolver manchas decorrentes de agressões solares.

- Reações alérgicas

Podem surgir no caso da toma de antibióticos durante a exposição solar ou devido ao uso de produtos cosméticos cujos elementos químicos podem provocar reações cutâneas (perfumes ou cremes perfumados).

- Outras causas

Patologias supra-renais e irregularidades ao nível da tiroide também podem gerar manchas na pele.

Como prevenir

A recomendação é geral e obrigatória. Tenha cuidado com sol. O dermatologista António Picoto refere como essencial uma protecção solar eficaz. Deve «usar roupa e óculos de sol escuros, aplicar creme solar com FPS 30 ou mais e evitar a exposição solar entre as 11h e as 16h», refere ainda este especialista. Adicionalmente, registe estes conselhos:

- Proteja-se todo o ano. Deve usar proteção solar também no inverno.

- Experimente uma base de maquilhagem com proteção solar e vá retocando ao longo do dia.

- Se puder, substitua os contraceptivos orais por um outro método de planeamento familiar.

- Use diariamente cosméticos despigmentantes, principalmente os que contêm ácidos glicólico, retinóico e kójico.

Veja na página seguinte: Os tipos de manchas que mais preocupam

Comentários