Os métodos naturais que eliminam as inestéticas manchas nas unhas

Apesar de existirem suplementos alimentares que ajudam a prevenir onicomicoses, há quem prefira recorrer a mezinhas caseiras para as evitar ou para as tratar.

Manifesta-se por manchas nas unhas e a causa é, normalmente, uma infeção por fungos. Para tratar este problema de forma natural, existem várias substâncias de referência nesta área. A árvore-do-chá (Melaleuca alternifolia), por exemplo, é uma planta australiana cujo óleo deverá ser aplicado bi-diariamente. Duas a três gotas são o suficiente para embeber toda a unha, o que ajuda a combater a onicomicose.

Um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Universidade da Califórnia, nos EUA, em 1999, demonstrou uma eficácia de 80% após 16 semanas de tratamento com esta planta e a butenafina, um antifúngico, comparativamente ao placebo. Num outro estudo, realizado na Universidade de Medicina de Rochester, em Nova  Iorque, o óleo de árvore-do-chá foi tão eficaz como o antifúngico clotrimazole.

Se preferir, poderá também tomar um suplemento de silicea (meia colher de sopa antes do pequeno-almoço) e cálcio de coral (uma colher de sopa 10 minutos antes de jantar) para estimular o crescimento das unhas. Um suplemento alimentar especialmente indicado para a pele, o cabelo e as unhas (existem vários de diversas marcas no mercado) também será também uma boa opção.

artigo do parceiro:

Comentários