Tal como sucede com outras partes do corpo, os anos (também) não passam em vão pela nossa boca e começam a notar-se manchas e desgastes, situações que se refletem na sua beleza e podem até diminuir a sua autoestima. Felizmente, existem técnicas que, em pouco tempo, nos permitem recuperar o sorriso jovial perdido, como é o caso do branqueamento dentário e do recontorno dentário. Mas, para que não tenha de recorrer já a qualquer um deles, proteja-se, evitando alguns dos problemas dentários que provocam o envelhecimento precoce do sorriso:

- Cáries ou a deterioração das superfícies radiculares

São muito comuns nos adultos. É importante lavar os dentes com uma pasta dentária que contenha flúor, utilizar fio dental diariamente e visitar o dentista com regularidade.

- Retracção das gengivas, com exposição das gengivas

É um fenómeno que se produz com o tempo e como consequência da exposição de dentes que não estão protegidos por esmalte. Estas zonas são propensas à dor causada por alimentos e bebidas frias ou quentes. Em casos mais graves, pode apresentar-se sensibilidade ao ar frio e aos alimentos ácidos e doces. Na presença deste tipo de sensibilidade, pode utilizar-se uma pasta dentária para dentes sensíveis. Se o problema persistir, há que consultar o médico dentista, pois pode indicar um transtorno mais sério, como cáries ou dentes danificados ou fracturados.

- Boca seca

Trata-se de uma sensação frequente a partir de certa idade e que pode ser causada pela ingestão de medicamentos ou por certas perturbações médicas. Se não se tratar, pode danificar os dentes. Existem métodos distintos para recuperar a humidade da boca, além de tratamentos e medicamentos apropriados para evitar os problemas relacionados com a boca seca. António Patrício, pós-graduado em implantologia, refere ainda outros problemas dentários que envelhecem precocemente os dentes. «O desgaste do esmalte, a pigmentação acentuada, as cáries, a falta de higiene dentária e o tabaco», refere.

A cada idade a sua técnica

Conselhos e estratégias a ter em conta em cada faixa etária:

- Aos 20 anos

O branqueamento é o tratamento ideal para eliminar a cor amarelada e corrigir alterações de cor provocadas pelo tabaco, café, por uma higiene dentária deficiente ou pela ingestão de determinados medicamentos durante a infância.

- Entre os 30 e os 45 anos

Através de um tratamento de branqueamento, os dentes que apresentam um perfil muito recto podem ser restaurados de forma a apresentarem um contorno mais harmonioso. O recurso a facetas de porcelana é a melhor alternativa para eliminar as imperfeições. Recobrem a face visível do dente, conseguindo uma cor e uma aparência muito naturais «com a grande vantagem de ser um tratamento rápido e pouco invasivo», reforça António Patrício.

Veja na página seguinte: Os tratamentos recomendados a mulheres com mais de 45 anos

- Entre os 45 e os 55 anos

Branqueamento + recontorno dentário. Esta combinação é a mais adequada para conseguir o rejuvenescimento do sorriso. Os implantes dentários são ideais para repor os dentes perdidos. Os de última geração são mais cómodos e estéticos e podem, em determinadas situações, ser imediatamente colocados dentes fixos provisórios. «O tratamento finaliza-se com uma prótese fixa definitiva ao cabo de três meses, em média», diz António Patrício.

Texto: Cláudia Pinto