A nova geração de cosmética oral

Os suplementos alimentares podem ajudar a manter e até potenciar a saúde e beleza da pele. A maioria continua a apresentar-se em comprimidos e em cápsulas mas alguns também já se podem beber

Várias investigações confirmam a relação entre determinados nutrientes e a saúde da pele e do cabelo, dando origem à nutricosmética, um universo de cápsulas e comprimidos não sujeitos a prescrição médica e com propriedades cosméticas. São suplementos alimentares que, ao serem ingeridos, exercem uma acção mais direta. Entram na corrente sanguínea, que os reparte pelos diferentes órgãos e tecidos do corpo. A nova geração de cosmética oral promete ajudar a perder peso, proteger do sol, melhorar a firmeza da pele e não só.

Muitas dessas fórmulas também ajudam a combater a celulite e fortalecer o cabelo e as unhas. Na verdade, já existem fórmulas para quase todos os problemas. No entanto, e apesar de não serem medicamentos, estes suplementos devem ser tomados com alguma precaução e seguindo as orientações da embalagem e do farmacêutico. Normalmente, aconselha-se a sua administração às refeições, para que sejam melhor absorvidos, sendo importante não ultrapassar as doses indicadas.

Essa questão reverte-se de especial importância, especialmente no caso dos suplementos que contêm vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e algumas do grupo B, porque, em excesso, podem tornar-se tóxicas. Para além disso, não deve recorrer a estas pílulas de beleza se estiver grávida ou a amamentar e, caso seja diabética, certifique-se de que não contêm glicose. A leitura das bulas e da informação que consta das embalagens desses produtos é, assim, essencial.

Os nutrientes mais relevantes

Eis alguns dos nutrientes com efeitos benéficos sobre a pele e a saúde em geral facultados pela nutricosmética:

- Resveratrol: Antioxidante fortemente eficaz contra os radicais livres. Tem uma ação anti-inflamatória.

- Licopeno: Antioxidante. Protege as células do stresse oxidativo.

- Coenzima Q10: Antioxidante, dá energia às células para levarem a cabo as suas funções vitais.

- Vitamina C: Antioxidante, dá luminosidade à pele e uniformiza o tom.

- Vitamina B5: Aumenta a produção de colagénio.

- Vitamina E: Antioxidante, defende as células dos radicais livres.

- Zinco: Mineral muito activo na luta contra o envelhecimento.

- Selénio: Trava o envelhecimento celular.

Veja na página seguinte: A nutricosmética que se pode... beber!

Comentários