Quando se olha ao espelho vê-se como que redonda, porque o seu corpo é curto, com
uma cintura inexistente e com muito volume no tórax, nos ombros, nas costas e nos abdómen, apesar das suas pernas e braços são compridos e magros?

Saiba que tem aquilo a que os especialistas chamam uma silhueta tipo maçã. No seu caso, a distribuição da sua gordura corporal é semelhante à do homem.

Esse facto, além de afectar a sua figura, expõe-na aos mesmos riscos, como maior predisposição para a diabetes, aterosclerose, hipertensão arterial ou colesterol elevado. Ao melhorar a silhueta, estará também a prevenir doenças, já que o perímetro abdominal acima da média é um importante factor de risco cardiovacular.

David Brandão, mestrado em Medicina Estética e director clínico da Clínica Integral Medical Center, em Lisboa, faz algumas propostas para resolver o problema:

Tratamentos

«Neste momento, o tratamento mais evoluído para o tratamento de gordura localizada no tronco, abdómen ou membros é, seguramente, a cavitação. Dado tratar-se de um método para perder volume localizado, é sempre aconselhável ser acompanhado de um tratamento de radiofrequência, para prevenir a flacidez», refere o especialista.

Alimentação

Por causa da sua tendência para a hiperglicemia e para armazenar gordura no abdómen, deve ser muito selectiva com os hidratos de carbono e evitar as gorduras. Por isso, o nutricionista Miguel Rego sugere que faça refeições baseadas em produtos hortícolas ricos em fibras, leguminosas, cereais integrais, frutos secos, azeite para temperar e cozinhar, chá, café ou infusões. Ingira ainda peru e frango sem pele e lombo de vitela sem gordura.

A lista de alimentos desaconselhados inclui batatas, cereais refinados (não integrais) e refrigerantes. «Reparta as suas refeições em cinco ou seis vezes ao dia: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar. Se se deita tarde, coma uma peça de fruta antes de ir para a cama», recomenda ainda.

Suplementos alimentares recomendados

Ingira fibra, para se sentir saciada, mas também hipericão, porque é um ansiolítico muito suave. São também recomendados redutores de gordura que diminuam a absorção de gordura ingerida através da alimentação. Para além disso, David Brandão acrescenta que «qualquer um destes métodos (cavitação e radiofrequência) pode ser complementado com a toma de suplementos como o CLA ou a L-Carnitina».

Texto: Madalena Alçada Baptista