Mineralize-se e fique (ainda) mais bela

A beleza mineral é uma das tendências que têm vindo a ganhar terreno nos últimos tempos. Saiba quais são as substâncias minerais que estimulam e purificam a pele

Os minerais tornaram-se imprescindíveis na lista de ingredientes da cosmética moderna. O seu poder regenerador e estimulante faz com que os produtos que os incluem se tornem verdadeiros aliados de beleza. Mas nem todos são iguais nem têm os mesmos benefícios. Na cosmética, os minerais atuam como verdadeiros catalisadores que participam ativamente nos mecanismos de defesa e reparação naturais da pele. Descubra os mais indicados para si!

O nosso organismo é incapaz de produzi-los, pelo que o seu fornecimento deve vir do exterior, através de alimentos ou de fórmulas de uso tópico. Estas são muito importantes para potenciar o efeito revitalizante das vitaminas, bem como para estimular a renovação celular, uma vez que produzem uma espécie de bioeletricidade na pele que otimiza a comunicação das células cutâneas. Para além disso, ajudam a manter o nível adequado de minerais essenciais na pele.

A sua carência pode gerar uma série de imperfeições estéticas, como excesso de gordura ou rugas precoces, entre outras... No entanto, nem todos os minerais são iguais nem têm as mesmas propriedades. Apesar de partilharem algumas características, possuem especificidades distintas, que deve conhecer. Desta forma, ao ler a lista dos ingredientes dos produtos de cosmética poderá escolher aqueles que mais beneficiam a sua pele.

Estas são algumas das substâncias que importa ter em linha de conta:

- Enxofre

Participa no processo de depuração, libertando a pele de toxinas. Desta forma, melhora a sua coloração e estimula a luminosidade. Pode encontrá-lo na carne magra, no peixe, no feijão e nos ovos.

- Silício

Estimula a síntese de colagénio, colaborando na regeneração cutânea. Por outro lado, o silicone, seu derivado, é um agente impermeável que protege a pele, reduzindo o aparecimento de rugas. Pode encontrá-lo em algumas frutas (banana) e legumes (cenoura).

- Ferro

Permite a nutrição e oxigenação da pele, conferindo-lhe uma aparência mais saudável. O seu défice deixa a pele mais fina, seca e com falta de elasticidade, além de enfraquecer o cabelo as e unhas. Pode encontrá-lo na carne e na gema de ovo.

- Zinco

Participa na síntese de fibras de colagénio e elastina, fundamentais para manter a firmeza e elasticidade da pele. Ajuda a regenerar os tecidos, previne a formação de cicatrizes e melhora a acne, regulando a atividade das glândulas sebáceas. A acne pode ser um sinal de deficiência de zinco. Também tem uma ação antioxidante, que ajuda a travar o efeito nocivo dos radicais livres. Pode encontrá-lo nas ostras, nas carnes vermelhas, nos ovos, no leite e nos seus derivados.

- Cálcio

Intervém na coesão dos tecidos cutâneos, conferindo-lhes maior resistência e elasticidade. Pode encontrá-lo no leite e derivados, bem como em vegetais de folha verde-escura.

Veja na página seguinte: Os cosméticos que vão para além do que ingerimos

Comentários