Mel e beleza

Conheça os benefícios do mel na beleza

Não é só a medicina que aproveita os benefícios do mel. A cosmética também já descobriu as maravilhas que esta substância pode fazer à pele e ao cabelo.

As suas propriedades adstringentes, suavizantes e antioxidantes tornam-no um grande aliado da beleza. Alguns estudos revelaram que o mel tem propriedades antioxidantes muito significativas, que têm o papel de proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios UV, e de ajudar no rejuvenescimento da mesma.

Cleópatra era famosa pelos seus banhos de mel, assim como a esposa de Nero, imperador romano, que o aplicava no seu rosto para manter o seu aspecto sempre jovial.

O segredo dos gregos era usar o mel por dentro e o seu óleo por fora do corpo. Na Índia, o mel era consumido como uma espécie de elixir da juventude. Hoje em dia, o mel é ingrediente indispensável em vários produtos devido à procura de fórmulas cada vez mais naturais.

As suas propriedades adstringentes, suavizantes e antioxidantes tornam-no um grande sucesso em cremes, máscaras de limpeza facial, champôs, amaciadores, sabonetes, ceras de epilação e muitos outros produtos.

O mel natural pode ainda ser utilizado em cuidados estéticos corporais e faciais feitos em gabinete, na luta contra o envelhecimento da pele, em cuidados de tonificantes, de emagrecimento e anticelulíticos, e em massagens terapêuticas.

Com os seus componentes naturais, o mel funde-se com a pele para relaxar, dar brilho extremo, nutrir em profundidade e conferir um efeito esfoliante devido aos seus ácidos.

Ao mesmo tempo este néctar estimula os sentidos com o seu doce aroma a flores, transmitindo uma agradável sensação de liberdade e proximidade com a natureza, óptima para momentos de pura evasão, que se podem proporcionar aos clientes.

Saiba mais na próxima página

 

Massagens com mel

A massagem com mel utiliza a técnica de massagem com as mãos em combinação com o mel, que é aplicado em camadas por cima da pele. Estas massagens com mel podem ser relaxantes, desintoxicantes e revigorantes, onde o objectivo é descontrair e eliminar toxinas.

Ou podem ser cuidados mais específicos de refirmação dos tecidos e anticelulíticos. Este tipo de cuidados incluem uma massagem energética com mel, que vai modelar a silhueta e tonificar a pele e os músculos.

Este tipo de massagem é aplicada nas pernas, barriga e glúteos com manobras rápidas, que vão ajudar a quebrar os nódulos de gordura. A silhueta fica modelada e tonificada. O mel vai também actuar e permitir alcançar elevados níveis de hidratação e regeneração da pele, tornando-a elástica e contribuindo para a sua tonificação.

Massagem de relaxante desintoxicante

Os movimentos desta massagem passam por pressões e manobras de “sugamento”. Através deste tipo de movimentos as toxinas são retiradas do corpo e eliminadas através da pele. No fim fica da massagem o mel transforma-se numa secreção pastosa, de cor clara ou escura, de acordo com o tipo de toxinas eliminadas.

1.ª etapa – Massagem de relaxamento

O processo inicia-se sempre com uma massagem de relaxamento, para aquecer a parte muscular da zona das costas.

2.ª etapa – Aplicação do mel

Depois o terapeuta aplica o mel nas mãos e começa a espalhar uma camada fina sobre o corpo da(o) cliente.

3.ª etapa – massagem

Começa-se por fazer uma ligeira compressão e de seguida movimentos verticais com as mãos em forma de concha. Este último movimento é acelerado à medida que a sessão evolui. Chega um momento em que as palmas das mãos do terapeuta ficam cobertas com uma espuma viscosa. Isto significa que a massagem fez o efeito pretendido de libertação de toxinas.

Seguem-se algumas manobras com paus de bamboo. Os movimentos exercidos com o bamboo melhoram as dores musculares, promovendo o relaxamento do corpo e da mente.

4.ª etapa – toalhas frias

Aplicam-se toalhas frias com movimentos circulares para atenuar os movimentos anteriores e para limpar todas as toxinas libertadas e os restos de mel. Para finalizar fazem-se manobras lentas e relaxantes.

5ª etapa – massagem de finalização

Por fim aplica-se novamente um óleo e procede-se a uma massagem finalizante, desbloqueante e relaxante.

Saiba mais na próxima página

A acção do mel sobre a longevidade humana deve-se não só à sua alta acção energética, mas essencialmente às enzimas, vitaminas e à presença de elementos químicos, importantes para o bom funcionamento do organismo humano.

 

 

Passo a passo

1- Massagem inicial de relaxamento com óleo

 

2 – Aplicação do mel

 

3 – Massagem desintoxicante

 

4 – Toalhas frias para eliminar resíduos de mel e as toxinas

 

5 - Aplicação de óleo e massagem final

 

Texto: Stela Martins

Profissional: Sveltana Chetyrina

Modelo: Andreia Martins

Fotografia: Paulo Neto

Onde fazer: Biouniverso, Lisboa

artigo do parceiro:

Comentários