Mãos e unhas cuidadas

As mãos requerem um cuidado especial e unhas bem tratadas e bonitas.

Sempre em evidência e utilizadas em quase todas as actividades, sujeitas às alterações climatéricas, ao meio ambiente e ao passar dos anos, as mãos são uma das zonas do nosso corpo que mais está em contacto com tudo o que nos envolve. Por isso mesmo, elas requerem um cuidado especial e unhas bem tratadas e bonitas.

Segundo os orientais, as mãos guardam magias, emanam energias curativas e expressam emoções. Cumprimentar, acariciar, curar, confortar, trabalhar, esta rica fonte de expressão merece alguns cuidados simples, que podem torná-las ainda mais belas e revitalizadas.

Como a face, as mãos passam praticamente toda a nossa vida expostas às intempéries da natureza como os raios solares, vento, poluição e em contacto com agentes agressivos como a maioria dos produtos de limpeza ou até cosméticos inadequados e de má qualidade.

As mãos constituem assim uma das partes do corpo mais castigadas, pois, diariamente, estão submetidas a múltiplas e constantes agressões externas. Sem dúvida, raramente ter toda a atenção que necessitam e merecem, e por isso envelhecem precocemente e apresentam um aspecto descuidado.

No entanto, umas mãos bem cuidadas e umas unhas arranjadas e bonitas dizem muito a respeito da personalidade de uma pessoa. Elas são, por assim dizer, o nosso cartão de visita. Por isso mesmo não se deve subestimar a sua importância, e mantê-las cuidadas é sinónimo de elegância, tanto para as mulheres como para os homens.

Hoje em dia existem vários tratamentos e técnicas que ajudam a manter as mãos e unhas hidratadas, cuidadas, belas e sensuais. Uma visita periódica a uma profissional garante umas mãos e unhas perfeitas e na moda.

A palavra manicura provém do latim sendo que "manus" significa mão, e cura significa tratamento. Ou seja, a palavra manicura significa tratamento das mãos e das unhas. Podemos mesmo dizer que a manicura é a profissional mais capacitada para aconselhar o melhor cuidado e embelezamento de mãos e unhas para cada cliente.

Esta profissional deve saber detectar também doenças nas unhas, e tem parte activa ao chamar a nossa atenção para a importância que umas mãos elegantes têm na vida em sociedade. Mais recentemente, apareceram as estilistas de unhas, que se dedicam exclusivamente ao embelezamento das unhas (aplicação de unhas falsas, decoração de unhas, piercing de unhas, etc).

Para complementar o trabalho da manicura e da estilista de unhas, poderemos ter alguns cuidados em casa, e saber como cuidar das mãos diariamente. Conheça aqueles que ajudam na prevenção do envelhecimento das mesmas.

Saiba mais na próxima página

Cuidados a ter com as mãos
Como a palma da mão não possui glândulas sebáceas e por estar constantemente em actividade, é muito fácil ficar áspera. Já a pele do dorso da mão sofre com a lavagem constante, com as alterações climatéricas, e com os produtos químicos, que lhe retiram o seu hidratante natural, permitindo que elas fiquem facilmente secas.

Portanto, a hidratação é essencial para manter a humidade normal das mãos, pois a pele seca favorece o aparecimento de irritações e infecções por fungos e bactérias, o que contribui para umas mãos e unhas feias e doentes. As mãos merecem ser bem cuidadas, como qualquer outra parte do corpo.

O essencial para ter umas mãos bonitas e unhas saudáveis é ter uma alimentação equilibrada, pois a carência de vitaminas e o stress contribuem, e muito, para o enfraquecimentos das unhas e desidratação da pele das mãos.

Dicas para mãos hidratadas:
• Lavar as mãos com água fria ou morna, para não secar a pele. Lavar as mãos com sabonete neutro.

• Usar um filtro solar diariamente, só assim se podem evitar o aparecimento das manchas.

• Combater a secura das mãos com hidratante. Se o caso for grave, tentar uma terapia de choque antes de dormir, aplicar o creme hidratante com massagens e cobrir com luvas. Os cremes fluidos que contêm silicone formam uma película protectora, as ceramidas e a lanolina hidratam e o pantenol humidifica e ajuda a regeneração da pele.

• Como o resto do corpo, as mãos também precisam de um pouco de exercício para estarem em forma. Quem não toca piano, pode exercitar os dedos apertando e soltando uma pequena bola de borracha macia.

• Ao realizar actividades domésticas usar luvas e ter protecção máxima.

A idade das mãos
Sempre em evidência as mãos são bastante agredidas, mas elas não perdoam e podem denunciar a idade de uma mulher. Praticamente sem glândulas sebáceas, a pele das mãos não tem nenhuma película para defendê-la dos efeitos do sol e de outros agressores externos.

Com o passar dos anos, a gordura subcutânea diminui, tornando as mãos magras, com a pele mais flácida e enrugada. Depois dos 45 anos, muitas mulheres começam a apresentar pequenas manchas castanhas, causadas pelo efeito cumulativo do sol.

Devemos lembrar que a acção do sol na pele é acumulativa e os seus efeitos só vêm à tona anos mais tarde. É óbvio que factores hereditários, algumas patologias, o fumo e até o stress dão uma "mãozinha" no processo de envelhecimento.

Saiba mais na próxima página

Hand Lifting
A insatisfação com a aparência das mãos é mais comum do que se possa imaginar. Talvez por isso mesmo, a cada dia cresce o número de pessoas que recorrem ao hand lifting para fazer o tempo voltar a trás.

Hand Lifting é uma cirurgia plástica que rejuvenesce as mãos. Nesta intervenção, o excesso de pele que provoca a flacidez é retirado. Dependendo do caso, a incisão, quase imperceptível, pode ser feita na borda lateral da mão ou então na região do pulso.

Conforme o tamanho da mão, a incisão não requer mais que oito pontos. A cirurgia é relativamente rápida e não exige hospitalização. A pessoa é operada e volta para casa. A anestesia é local e o pós-operatório é tranquilo.

Após a cirurgia, o paciente deve manter a mão o mais imobilizada possível, por alguns dias, para não prejudicar o processo de cicatrização. Para além disso, não pode deixar de usar cremes hidratantes, indicados pelo médico, e o indispensável protector solar.

Manicura Quente – Método revitalizante
Este é um método de cuidado de mãos e unhas indicado para todas as pessoas que desejam ter unhas belas e sãs, e umas mãos macias e hidratadas. O Método de Manicura Tratante ou Manicura Quente, em vez dos tradicionais alicates de cutículas e dos vulgares recipientes de água, utiliza um aparelho eléctrico (onde se coloca o creme a aquecer) e um creme, para tratamento das mãos e das unhas que, para além de tratar, permite dar-lhes um contorno mais definido e sofisticado. Um método que evita que as cutículas espiguem e dá um aspecto muito cuidado à unha.

Unhas com glamour
As unhas são formadas por uma proteína chamada queratina. Essa mesma proteína pode ser encontrada na pele, nos cabelos e também está presente nos cascos de cavalo, nos esporões de pássaros, penas, chifres de boi e nas garras dos ursos.

A parte visível da unha na verdade está morta. Por isso é que não sentimos dor quando ela é cortada. Apenas a raiz, que fica escondida sob a pele, é que está viva. Mas isso não significa que as unhas não mereçam atenção e cuidados no dia-a-dia... Unhas bem feitas e pintadas, tornam as mãos bonitas, cuidadas e apresentáveis.

Em geral, toda a gente expressa as alegrias com o sorriso, com os olhos e com as mãos. Com modernas técnicas de unhas artificiais, novos vernizes, fantasias e tatuagens, a beleza está nas pontas dos dedos. Tanto curtas como compridas, as unhas são parte essencial na estrutura da mão, e é necessário estremar os seus cuidados para que estejam sempre nas melhores condições, em todos os momentos.

Saiba mais na próxima página

Para além disso, não mostram apenas no seu aspecto as condições externas a que estão submetidas (frio, vento, água, detergentes, etc.), como também são fiéis reflexos de qualquer anomalia interna (física ou psíquica) de que se padeça: carências nutricionais, falta de alguma vitamina, desequilíbrios hormonais, anemia, stress, doenças, etc.

Quem tem unhas quebradiças (normalmente devido à falta de queratina), também não perde nada em tentar compensar a "falha" com os tratamentos de uma profissional. É que há truques que ajudam as unhas a crescer. E, em último caso, pode-se sempre apelar para as unhas postiças. Há-as em todos os tamanhos e feitios e, quando colocadas eficientemente pela estilista de unhas, ninguém percebe que são falsas!

Deixar de roer as unhas
Roer as unhas é um vício terrível. Além de dar mau aspecto estar constantemente com os dedos na boca, causa danos estéticos às unhas. As mulheres e os homens que roem as unhas acabam por ter uma certa tendência para esconder as mãos mas, por outro lado, gostam de roer, roer e voltar a roer.

Resultado: as mãos ficam horríveis. Deve-se lembrar que as unhas roídas não são ape¬nas esteticamente condenáveis – afinal, as mãos perdem todo o seu encanto, além disso, esse mau hábito pode facilitar a entrada de diversas bactérias no organismo. Parar de roer unhas envolve bastante disciplina e força de vontade.

É preciso ficar constantemente atento para não se deixar levar pela tentação. Isso porque esse hábito é compulsivo, ou seja, difícil de ser controlado. Os psicólogos afirmam que roer as unhas, na maioria das vezes, funciona como uma espécie de alívio inconsciente para sentimentos como ansiedade e insegurança.

Essa mania, que é chamada cientificamente de onicofagia, costuma começar na infância, podendo estender-se por toda a idade adulta. Ela não escolhe sexo, sendo comum tanto em homens como mulheres e crianças. Existem, no entanto, várias maneiras de combater este vício. Uma delas é o uso de verniz amargo, outra é colocar pimenta nas unhas. Outra solução mais estética é a aplicação de unhas artificiais.

As unhas artificiais – origem e evolução no tempo

● Unhas de porcelana

As primeiras unhas artificiais apareceram no mundo do cinema na época dos filmes mudos e a preto e branco. Na falta de expressão linguística e de cores, a expressão física do rosto e do corpo tinha um papel muito relevante e por conseguinte tinha que ser cuidada até ao mínimo pormenor.

Assim, para apresentar mãos impecáveis, foram concebidas unhas em porcelana. Todas as actrizes dispunham do seu próprio kit de unhas "feitas por medida". Estas eram colocadas antes de cada filmagem e removidas depois, para serem cuidadosamente guardadas.

Saiba mais na próxima página

● Resina acrílica

Foi apenas depois da II Guerra Mundial, graças às novas aplicações que os produtos derivados do petróleo permitiram, que fossem fabricadas as primeiras resinas acrílicas. Rapidamente percebeu-se que estas resinas, como monómeros e polímeros (Líquido e pé) poderiam ser facilmente trabalhadas com moldes.

Iniciou-se a "revolução do plástico". Foi assim que se desenvolveu um tipo de resina especial para modelagem de unhas. A porcelana foi esquecida, só sobreviveu em Portugal, que utiliza até hoje o nome "porcelana". As unhas realizadas à base de resina acrílica, muito mais barata e de aplicação muito mais fácil, poderiam ser comercializadas em larga escala.

Todavia, ainda subsiste um inconveniente: a aplicação da resina não é fácil, exige um processo de aprendizagem longo e profundo. Por outro lado, o resultado é "espectacular" e oferece uma grande resistência; o que é muito gratificante para as estilistas de unhas, além de quebrar a rotina do seu trabalho mais corrente hoje: o gel UV.

● Técnicas com gel UV

As unhas realizadas com Gel UV, a "última geração" de unhas artificiais, são muito mais fáceis de aplicar e oferecem os mesmos resultados que as unhas em resina acrílica. Para além disso, podem ser removidas também com muito mais facilidade.

Estes são os motivos do grande sucesso de Gel UV nos salões de beleza e nos centros de estética. As técnicas de gel UV são muito mais acessíveis em termos de aprendizagem.

Outras técnicas

● Unhas de fantasia/decoração de unhas

Esta é uma tendência muito actual, trata-se simplesmente de embelezar as unhas através de detalhes que se colocam sobre a unha ou unhas, já arranjadas e pintadas. Pode-se aplicar ainda purpurina dourada ou prateada, diamantes, estrelas, luas, tiras de papel, figuras típicas da época, etc. A técnica de decoração em unhas é um trabalho artesanal, onde dominam os desenhos manuais, a técnica das unhas decoradas procura a subtileza, a beleza e a elegância.

● Piercing de unhas

Para um "look" mais atrevido, o piercing é o indicado. Perfurar as unhas e colocar o piercing é um processo que dura apenas uns minutos. Para que o trabalho fique perfeito é fundamental eleger a cor base que destaque e combine com o piercing. A eleição do piercing estende-se não só a corações, argolas, pequenas pérolas ou outras figuras em metal, há também palavras, notas musicais ou nomes próprios. O furo que se faz na ponta da unha é feito com um instrumento específico para piercing. Posteriormente, coloca-se a fantasia desejada e o resultado é uma unha muito original.

Saiba mais na próxima página

● Manicura francesa

Antigamente as damas francesas usavam um polidor e um produto chamado "branco de Espanha" para dar brilho à superfície das unhas e as aclarar por baixo. Assim, as unhas ficavam rosadas, com um bordo muito branco. As americanas retomaram esta técnica e deram-lhe o nome de "French Manicure”. Nesta técnica recomenda-se o uso de vernizes de longa duração sobre uma base revitalizante e um fixador secante. A manicura francesa apresentou, muito recentemente, uma variedade muito interessante, que é combinar cores diferentes e chamativas no corpo da unha e na ponta da unha, tais como: o roxo e o dourado; o verde e o castanho, etc.

Doenças nas unhas
Apesar de estarem muito em voga, as unhas artificiais devem ser colocadas com peso e medida. Por exemplo, nem todas as pessoas podem colocar unhas postiças, senão vejamos:

Atrofia da unha

Não se deve aplicar unhas artificiais.
Cianose da unha

Apresenta uma cor azulada (não se deve aplicar unhas artificiais).
Unhas com fissuras

Pode-se aplicar unhas artificiais, mas com certos cuidados.
Hipertrofia das cutículas

Devem fazer-se tratamentos de manicura regularmente para hidratar e regenerar a cutícula.
Unhas estriadas

Problema congénito (numa primeira fase devem-se cuidar das unhas com manicura e só depois se procederá á aplicação das unhas artificias).
Manchas brancas nas unhas

Pode dever-se a uma falta de cálcio no organismo. Devem aplicar-se banhos de óleo quente. Pode aplicar-se unhas artificiais.
Unhas espessa e curva

Aplicar banhos de óleo quente. Não aplicar unhas artificiais.
Panarício

Inflamação na matriz da unha. Pode ser provocada pela utilização de alicates de cutículas ou limas não desinfectadas. Fazer uma boa desinfecção e banho de óleos quentes. Não aplicar unhas artificiais.
Unha solta

A pele sob a unha endurece e esta solta-se. Devem fazer-se tratamentos revitalizantes. Não aplicar unhas artificiais.
Micose

Provocada por um fungo vegetal parasita, reconhece-se pela cor amarelada e uma visível degradação da unha. A cliente deve consultar um dermatologista antes de qualquer outro cuidado.
Verdete

A unha apresenta uma cor esverdeada clara ao princípio, mas que vai endurecendo a pouco e pouco. Resulta de uma aplicação incorrecta ou inadequada das unhas artificiais ou da irregularidade da manutenção das mesmas (demasiado tempo entre cada uma).

Saiba mais na próxima página

Cuidados a ter com as unhas
Conselhos para manter as unhas saudáveis:

- Evitar o contacto com detergentes e líquidos ácidos.

- Utilizar luvas de vinil para trabalhos com água ou zonas húmidas.

- Utilizar luvas de algodão para trabalhos secos.

- Manter as unhas médias, pois quanto maiores forem mais aumenta a probabilidade de se estragarem.

- Não utilizar as unhas como instrumento de pressão.

- Ter cuidado com os cosméticos que se usam, sobretudo a acetona.

- Evitar cortar as "cutículas" das unhas. A cutícula protege as unhas contra fungos e bactérias, por isso, é um erro retirá-la totalmente.

- Não deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pois pode enfraquecê-las.

- Dar semanalmente um banho de imersão às unhas, empurrando suavemente a cutícula para trás, para libertar a unha e favorecer o seu crescimento.

- Manter as limas, alicates e outros instrumentos, limpos e desinfectados.

- Sempre que seja possível, dar às mãos e unhas um banho de 30m com óleo de bebé ou azeite morno.

- Uma dieta rica em proteínas e cálcio – carne, peixe, ovos, leite e derivados - é fundamental para ter unhas bonitas e saudáveis.

- Deixe de roer as unhas. Isso facilita o aparecimento de fungos!

Colocação de tips em casa
Existem alguns tipos de unhas acrílicas que se vendem em institutos e que podem ser colocadas em casa, por exemplo, numa ocasião festiva de última hora. Estas unhas falsas, em diversas modalidades, foram criadas para proporcionar looks ultra modernos e irresistíveis.

A qualidade destas unhas permite a qualquer pessoa a colocação de unhas falsas com uma grande facilidade, sem ter de recorrer a terceiros ou a profissionais para as aplicar. No entanto, embora fáceis de aplicar, estes tips requerem o respeito por regras de utilização, fundamentais para assegurar a eficácia de colocação e a duração no tempo.

1.
Limar os bordos das unhas naturais de acordo com o tip.

2.
Polir a superfície da unha com o bloco polidor.

3.
Com um pincel duro retirar o excesso de pó.

4.
Se as cutículas estiverem grandes deverá utilizar-se um produto para cutículas.

5.
Escolher o tamanho dos tips a colocar e aplicar a cola no tip.

6.
Proceder à colagem.

7.
Limar as imperfeições do tip para obter o resultado final.

Fotografia:© BVDC - Fotolia.com
Agradecimentos: Bellsanteur; Prestige; Tina Nails; Visage

artigo do parceiro:

Comentários