Fios desenvolvidos pela NASA ajudam a embelezar o sorriso

O mercado dos aparelhos dentários continua a apostar na inovação. Saiba mais sobre um novo sistema de ortodontia feito à medida de cada paciente

Damon System é o nome de um novo sistema de ortodontia baseado no perfil de cada paciente que recorre a brackets autoligados passivos de última geração. Foi criado nos EUA com o pressuposto de que a ausência de fricção é uma das chaves para tratamentos mais indolores e eficazes. O tratamento é conduzido de forma única e individualizada com o principal objetivo de obter um sorriso perfeito numa face harmoniosa.

A Clínica PCM, localizada no Porto, foi pioneira nesta técnica em Portugal e utiliza o sistema há mais de sete anos. São realizados cerca de 30 tratamentos por mês e, até à data, um elevado número de pacientes tratados com esta técnica apresentam resultados satisfatórios e estáveis. Uma taxa de eficácia que tem contribuído para a sua crescente divulgação.

«Atualmente, já é possível realizar este tratamento na maioria dos centros urbanos portugueses», indica Pedro Costa Monteiro, médico dentista e mestre na especialidade de ortodontia. «Tive acesso a esta técnica em 2002 e acreditei que estava aqui o futuro da ortodontia», assume o especialista.

«Costumo dizer que, na nossa clínica, tratamos faces e não apenas dentes. Apostei na formação nesta técnica e, desde então, faço reciclagem anual e mantenho contacto muito próximo com o Dr. Damon [criador da técnica] e os seus discípulos», salienta Pedro Costa Monteiro.

Quem pode recorrer a esta técnica
Segundo Pedro Costa Monteiro, o Damon System pode ser utilizado dos 6 aos 80 anos. «Na Clínica PCM, são utilizados estes aparelhos em 95% dos pacientes. Estão especialmente indicados para pessoas com um grande apinhamento dentário, permitindo a correção dentária sem ter de recorrer à extração de dentes», explica o especialista.

O que distingue Damon System da ortodontia tradicional

- Utiliza forças ultra-leves e fisiológicas. Não usa o elástico convencional para apertar os dentes, mas sim um fio concebido pela NASA que exerce uma força contínua, mas fraca, que diminui substancialmente o desconforto sentido pelo paciente. Assim, todo o tratamento é feito por deslizamento de forma indolor.

- Reduz o tempo de tratamento em cerca de 50%. Habitualmente, demora entre 16 a 18 meses.

- Reduz o número de visitas de controlo em 70%.

- O Damon System é um sistema com dinâmica biológica que possibilita a adaptação fisiológica do osso alveolar através do tratamento ortodôntico. «Permite que o movimento dos dentes seja acompanhado pelo osso que os envolve de forma suave e fisiológica, permitindo que toda a estrutura maxilar se desenvolva de acordo com o movimento pretendido de forma harmoniosa», explica Pedro Costa Monteiro.

- Permite trabalhar a musculatura da face, de forma a proporcionar uma posição dentária que consiga harmonia entre dentes, músculos e articulações, proporcionando um sorriso perfeito numa face harmoniosa.

Veja na página seguinte: As contraindicações deste método de tratamento dentário

Comentários