Uma viagem sensorial ao coração do Japão e às suas paisagens de cerejeira em flor. Um ritual nutritivo e relaxante, inspirado na arte da beleza japonesa e na tradição do banho. Este cuidado esfoliante e hidratante combina substâncias ativas específicas, tais como o pó de arroz e o extrato de hanakasumi (flor de cerejeira).

Muito agradável, este ritual é envolvido em fragrâncias delicadas com aromas asiáticos, florais e músicas específicas que combinam inspirações orientais e contemporâneas, promovendo, deste modo, o bem-estar e o relaxamento.

Protocolo do cuidado

Esta viagem de inspiração japonesa inicia-se com ligeiras pressões efetuadas sobre a toalha (despertar dos sentidos), que têm a duração de 5 minutos. Segue-se a aplicação, em todo o corpo, do esfoliante de flor de cerejeira e pó de arroz (10 minutos).

Enquanto os ativos atuam, é executada uma modelagem plantar inspirada na reflexologia, durante 15 a 20 minutos. A remoção dos ativos é efetuada, durante 10 minutos, com suaves toalhas esfoliantes.

Por último, é aplicada a manteiga de karité com agradáveis resultados hidratantes (entre 20 a 25 minutos).

Passo a passo

Despertar dos sentidos

É efetuado o primeiro contacto com o cliente através da realização de ligeiras pressões sobre a toalha. Esta ação ajuda-o a descontrair, desperta os sentidos e instala-o progressivamente no universo relaxante do cuidado.

Aplicação do esfoliante

Com o cliente em decúbito dorsal, aplica-se livremente o esfoliante morno através da realização de afloramentos até à sua absorção. De seguida, volta-se a repetir o processo em decúbito ventral.

Em repouso, o corpo do cliente é coberto com um toalhão, enquanto os ativos do esfoliante enzimático atuam na pele.

Saiba mais na próxima página

Modelagem plantar

Enquanto o esfoliante atua sobre a pele, é realizada uma massagem específica na planta dos pés, inspirada na reflexologia.

Esfoliação

O terapeuta enrola nas suas mãos as toalhas japonesas esfoliantes (de nylon áspero para um efeito mais eficaz) e inicia a esfoliação. As manobras devem ser leves e suaves, e a pressão deve ser adaptada à sensibilidade do cliente. A esfoliação tem início no abdómen, braços e pernas.

De seguida, repete-se o processo com o cliente em decúbito dorsal, terminando nos pés. Deve ser utilizada uma toalha para a posição em decúbito ventral e outra para a posição em decúbito dorsal. Esta fase do cuidado é considerada uma purificação (eliminação das impurezas do corpo e da alma).

Modelagem nutritiva

Realiza-se uma modelagem em todo o corpo com a manteiga de karité derretida. As manobras têm início nas costas, zona privilegiada nesta etapa do cuidado, e continuam em decúbito ventral.

Final relaxante

No final do cuidado, o cliente veste um roupão e senta-se na marquesa enquanto o excedente do produto é absorvido. Durante esse momento, são realizadas pequenas pressões em todo o corpo, nomeadamente no pescoço, ombros e braços. Para concluir o cuidado com um toque japonês, envolvem-se os pés do cliente numa toalha quente, ajudando-a a relaxar, mas também a perceber que o cuidado chegou ao fim, despertando lentamente.

Profissional: Alexandra Oliveira
Modelo: Sara Marques
Fotografia: Paulo Neto
Agradecimentos: Sothys; Expansão York