Envelhecimento da pele

O processo de envelhecimento não pode ser evitado mas há truques para parecer mais jovem

Lamentavelmente, ainda não foi descoberta a fórmula da juventude eterna. Daí que o processo do envelhecimento não possa ser evitado. Mas não desanime, porque ele pode ser atrasado, e para isso vamos deixar-lhe alguns conselhos de especialistas, para que pareça alguns anos mais jovem! O processo de envelhecimento da pele, começa no dia em que nascemos.
Médicos e, mais recentemente, especialistas de cosmética, estudam este processo natural e seguem com o maior interesse todos os desenvolvimentos nos nossos tecidos.
Já descobriram que as células no corpo morrem e são substituídas a um ritmo cada vez mais lento, ainda que até à fase de crescimento da adolescência o nosso organismo fabrique novos tecidos, desenvolva os nossos membros e órgãos.

Sinais exteriores da idade

A grande maioria das mulheres sabe que as zonas da pele mais expostas - mãos, rosto e pescoço - estão mais sujeitas ao envelhecimento prematuro , já que são afectadas pelo sol, contaminação ambiental, vento e outros agentes exteriores, enquanto o resto do corpo, mais tapado e menos exposto, pode levar mais tempo a revelar esses sinais.

Cada tipo de pele envelhece de forma diferente. Por exemplo, a pele seca torna-se muito fina e sensível, e formam-se mais cedo as linhas de expressão; a pele oleosa fica mais espessa, com poros muito dilatados e vincos de expressão muito profundos.

Como atrasar o processo de envelhecimento

Ainda que não tenha sido descoberto um processo que impeça o envelhecimento, podemos pôr em prática algumas medidas preventivas para retardar a sua aparição.
Consoante o seu tipo de pele e as suas características, deve mantê-la no melhor estado possível, através de uma rotina diária de beleza:

  • Limpar diariamente(manhã e noite) o rosto, com os produtos adequados para o seu tipo de pele.
  • Proteger a pele dos agentes exteriores nocivos, como o sol, a poluição ambiental, o frio ou os agentes químicos.
  • Usar cosméticos com filtros solares, ingredientes hidratantes, nutritivos e protectores.
  • Proteger o corpo com cremes ou loções hidratantes, para repor o manto lípido, depois do banho.
  • Faça semanalmente em casa, uma máscara facial (limpeza, nutritiva, calmante, o que precisar).
  • Vá a um Instituto de Beleza pelo menos 2 vezes por ano. Num Instituto tem ao seu alcance produtos especiais que rejuvenescerão a sua pele e encontra serviços profissionais, máquinas, técnicas que não tem em casa.
    Os tratamentos profissionais e intensivos num Instituto, conjugados com os cuidados diários em casa, irão fazer com que a sua pele recupere a elasticidade , firmeza e vitalidade, atenuando as linhas de expressão existentes e atrasando o aparecimento de outras.
Com perseverança, pode... e vai aparentar menos 10 anos do que tem na realidade!

Comentários