A exposição solar controlada e em segurança fortalece os ossos e o sistema imunitário, regula a tensão arterial, diminui o risco de diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro e é um dos melhores antidepressivos naturais, graças à ação da vitamina D.

Por outro lado, uma pele bronzeada naturalmente é expressão de bem-estar, confiança e promove uma atitude positiva e saudável perante a vida.

Hoje em dia, existem protetores solares que estimulam o mecanismo natural de proteção da pele, através da ativação do próprio processo natural de bronzeado, apesar de não serem auto-bronzeadores.

Assim que a pele é exposta aos raios UV,  este que é o maior órgão do corpo humano inicia um mecanismo de proteção através da produção natural de um pigmento castanho no interior da pele, a melanina. Esta é um escudo protetor natural da célula que absorve os raios nocivos ultravioleta. Existem cremes protetores que contêm extratos que ativam a produção de melanina, protegendo a pele e bronzeando-a naturalmente.

A utilização de protetor solar é imprescindível. Escolha cremes com fórmulas resistentes à água, que sejam rapidamente absorvidas pela pele e com sistema eficaz de filtros UVA/UVB que protejam a pele imediatamente após a sua aplicação.

Outras regras para usufruir do sol sem riscos

  • Evite expor-se ao sol durante as horas de maior calor, entre as 11h00 e as 16h00.
  • Inicie a exposição solar lentamente: comece por menos de uma hora diária.
  • Aplique o protetor solar antes de sair de casa e seja generoso nas quantidades.
  • Reaplique o protetor solar de duas em duas horas, sempre que mergulhar ou que sentir a pele a aquecer.
  • Mantenha o corpo hidratado, bebendo água.
  • Use chapéu, para proteger a cabeça mas também diminuir a intensidade dos raios solares sobre o rosto e ombros.
  • Mesmo nos dias nublados, não abdique do protetor solar, porque a radiação ultravioleta penetra as nuvens.
  • Aplique creme after sun para hidratar a pele e assegurar a longevidade do seu bronze.