Cuide das suas mãos

As recomendações básicas para tratar convenientemente delas

Se é daquelas pessoas que dedica todo o seu tempo e cuidado ao rosto, tenha atenção! Existem outras partes do corpo que também denunciam o passar dos anos sem dó nem piedade. As mãos fazem parte dos grandes esquecidos. Aqui encontra truques para aprender a tratar delas.

O que se passa com as nossas mãos?

As mãos estão expostas a inúmeros factores que as debilitam, desidratam e envelhecem. O frio é um desses casos pois diminui a atividade enzimática da pele e a secreção su­dorífera, acabando por degenerar numa constituição defeituosa da camada hidrolipídica protetora. Outro aspeto que em nada beneficia as mãos é o clima seco, a calefação ou o ar condicionado, pois provocam uma evaporação de água, afetando a hidratação das mãos.

Já as radiações solares UV, produzem desidratação e aceleração do envelhecimento cutâneo, enquanto que os detergentes e dissolventes provocam a eliminação de lípidos da camada hidrolipídica. Se a utilização destes produtos for muito frequente, pode dar lugar à descamação da pele. De referir também ainda os malefícios dos produtos alcalinos que alteram o pH cutâneo (ácido) e a ca­mada hidrolipídica, podendo mesmo provocar alterações nas pro­teínas da camada córnea e aumentar ainda mais a perda de água.

7 recomendações básicas para tratar das mãos

Descubra agora alguns cuidados básicos, mas muito importantes para a saúde e aspecto das suas mãos:

1. Utilize luvas antes de realizar qualquer tipo de tarefa que possa danificar as mãos.

2. Aplique creme todas as manhãs e massaje bem as mãos até ser completamente absorvido. Antes de se deitar, pode utilizar um cre­me do tipo água em óleo (A/O) para atuar durante toda a noite.

3. Uma vez por semana, aplique um produto específico para esfo­liar as mãos, que ajude a eliminar as células mortas.

4. Se aplicar um creme despigmentante, o ideal é começar o tra­tamento no inverno. Deve evitar-se a exposição solar durante o tratamento. Independentemente da estação do ano, é conveniente usar sem­pre um factor de protecção sobre a zona das mãos com manchas.

5. Em casos de hiperidrose (excesso de transpiração), é necessário aplicar um preparado desodorizante nas palmas das mãos antes de ir dormir. Na manhã seguinte, lave as mãos para o eliminar. Convém realizar o tratamento diariamente durante uma semana, e depois em dias alternados.

6. Se, apesar dos cuidados diários, a pele continuar áspera, pode aplicar máscaras que hidratam, tonificam e nutrem a pele.

7. Mergulhar as mãos em glicerina, parafina ou vaselina quentes, durante alguns segundos, é um remédio eficaz para os casos mais problemáticos.

Texto: Madalena Alçada Baptista

artigo do parceiro:

Comentários