Cuidados de beleza sénior

O que lhe pedem o seu rosto e corpo quando se aproxima ou atinge os 60 anos

Não há (mesmo) nada a fazer. São inevitáveis! Se está na casa dos 60 anos, com certeza que já começou a notar mudanças na sua pele e na sua forma física, diferentes das que se manifestaram noutras fases da sua vida.

Sabemos que cuidar de si de acordo com a idade que tem requer uma grande dose de sabedoria e conhecimento para não pecar por excesso nem por defeito.

Tome nota destas dicas que, de seguida, lhe apresentamos e torne-se uma especialista:

- O que o seu rosto exige

Inevitavelmente, notam-se nesta altura todas as marcas da passagem do tempo. E se teve poucos cuidados e se excedeu com o sol, essas marcas são mais evidentes. A primeira coisa a fazer é um diagnóstico da pele para avaliar o grau de fotoenvelhecimento, nomeadamente avaliar manchas e lesões cutâneas, entre outros. E, depois, escolher o tratamento mais adequado em função do resultado, recorrendo a peelings, a laseres ou a outras soluções disponíveis.

Não deve prescindir de nutrir a pele. Pode fazê-lo com cremes que contenham ácido hialurónico, já que ajudam a reter água. Também são recomendáveis tratamentos de colagénio e elastina, que controlam a flacidez. Existem inúmeros tratamentos no mercado que a poderão ajudar, recorrendo a diferentes tecnologias. É o caso do Exilis facial, da Clínica MyMoment, disponível a partir de 100 euros por sessão.

Este tratamento facial pode ser parcial ou total e funciona através da emissão de ultrassons e radiofrequência, sendo útil na redução de rugas e volume (papada, por exemplo), refirmação e rejuvenescimento. Primeiro, é colocado um elétrodo no ombro direito da paciente, aplica-se o gel condutor no seu rosto, ajusta-se a potência da máquina (de acordo com a tolerância da paciente) e, através de movimentos circulares, trabalham-se as zonas do rosto a tratar.

- O que o seu corpo necessita

Nesta fase da vida, o funcionamento do seu organismo modificou-se, pelo que tem tendência para o excesso de peso. A principal coisa a fazer é seguir uma boa alimentação que lhe permita manter sob controlo a osteoporose, a hipercolesterolemia, a hipertensão, entre outros problemas que tendem a surgir nesta idade Também deve fazer um pouco de exercício diariamente como, por exemplo, caminhar durante 20 minutos.

Não deve prescindir de alguns cuidados destinados a evitar a retenção de líquidos, eliminar a gordura localizada e reduzir a flacidez, aumentando a tonicidade cutânea. Neste campo, soluções como a pressoterapia podem ser uma ajuda adicional. A pressoterapia tem um princípio semelhante ao da drenagem linfática e é eficaz em sistemas de emagrecimento, prevenção e eliminação da celulite, perda de volume, melhoria dos contornos corporais e da estrutura da pele, prevenção de problemas de circulação e varizes.

A paciente veste uma manga insuflável que pode chegar ao abdómen. A manga insufla e esvazia, gerando uma pressão que bombeia os líquidos e o sangue que o organismo tem dificuldades em mobilizar sozinho. O custo de mercado ronda os 50 euros por sessão de 30 minutos.

artigo do parceiro:

Comentários