Enquanto dorme, a sua pele recupera dos estragos que sofreu durante o dia. Você pode ajudá-la com os cuidados e os cosméticos adequados. A partir dos 25 anos, os especialistas aconselham adicionar um creme de noite à rotina de beleza diária. Porquê? Durante o dia, a pele está exposta a todo o tipo de agressões, como é o caso da poluição, do sol, do vento, dos aquecimentos e dos ares condicionados, da humidade e do stresse, fatores prejudiciais que a mantêm ocupada a proteger-se.

É durante a noite que a pele se concentra em regenerar-se e renovar-se. A sua acção regeneradora começa ao cair da tarde, e atinge o pico entre a uma e astrês horas da manhã, chegando a multiplicar por três a atividade celular. Assim, quer pretenda combater as rugas, a flacidez ou a falta de luminosidade, este é o melhor momento. E como pode ajudar a sua pele neste processo?

Com um bom creme de noite, já que, todos os princípios ativos que lhe der durante este período serão mais eficazes do que aplicados a qualquer outra hora, incluindo ao acordar. Enquanto o seu organismo descansa, a epiderme trabalha. Eis o que sucede enquanto dorme:

- A sua pele depura-se. A microcirculação aumenta e mobiliza líquidos, arrastando consigo toxinas para serem eliminadas. Por outro lado, os nutrientes, incluindo água e oxigénio, fluem em maior quantidade, alimentando todas as camadas da pele.

- Os músculos relaxam. Isto ajuda a que grande parte das tensões acumuladas durante o dia se dissipem.

- As defesas são restabelecidas. O processo de renovação celular intensifica-se, fortalecendo o escudo protetor da pele.

- É produzida melatonina, hormona antioxidante que neutraliza os radicais livres e potencia o sistema imunitário.

4 bons conselhos a ter (sempre) em conta

Para tirar todo o partido do seu creme de noite, tenha em conta os seguintes gestos:

1. Para que penetre devidamente, os poros devem estar limpos. Lave ou limpe bem o rosto, sem esquecer o tónico (os leites de limpeza e a própria água deixam resíduos, pelo que o tónico é imprescindível no seu ritual de beleza nocturno).

2. Escolha o creme adequado para o seu tipo de pele e problema que pretende solucionar. Flacidez, rugas e/ou falta de luminosidade pedem princípios ativos distintos.

3. É o melhor momento para aplicar séruns e máscaras: mais concentrados que os cremes e, portanto, com maior quantidade de princípios ativos, a sua acção intensiva aumenta à noite. Não precisa usá-los todos os dias, bastam duas a três aplicações por semana.

4. Aplique o creme, pelo menos, 10 minutos antes de se deitar. Assim, dá à sua pele tempo para absorvê-lo e não o deixará na almofada.

Texto: Fernanda Soares