Cremes com ácido hialurónico

São a grande revolução na área da beleza na última década. Saiba como atuam os cosméticos que contêm esta substância e descubra se são tão eficazes como a versão injetável desta substância

A sua capacidade para reter água é quase mágica mas a firmeza e a suavidade que confere à pele são reais. De onde vem o seu poder? O ácido hialurónico é uma substância natural fabricada pelo corpo humano que atua como fator estruturante e hidratante da pele, mantendo-a flexível. Qual o seu segredo? Por um lado, a capacidade de reter a água numa percentagem equivalente a milhares de vezes o seu peso. Por outro, a capacidade de estimular a produção de fibras de colagénio, elemento fundamental para a manutenção da tonicidade cutânea.

Infelizmente, à medida que os anos passam, a presença desta substância no nosso organismo diminui, diminuindo também a hidratação e a elasticidade da pele, o que leva ao aparecimento de rugas e perda de firmeza. É por isso que tanto a indústria cosmética como a medicina estética têm vindo a apostar no desenvolvimento de fórmulas capazes de repor os níveis de ácido hialurónico na pele e, assim, prevenir e/ou contrariar o envelhecimento da pele.

Em creme ou injetável?

Atualmente, existem duas formas de fornecer ácido hialurónico à pele, através da aplicação tópica (em cremes) ou através da sua administração subcutânea (injeções de preenchimento). As fórmulas cosméticas podem ser usadas diariamente a partir dos 20 anos, pois ajudam a pele a manter um nível óptimo de hidratação, favorecendo a sua elasticidade e prevenindo o aparecimento de rugas. As injeções recomendam-se a partir dos 30 anos, para um efeito regenerador mais intenso e visível.

Aplicação nesse modo, atua de forma não só a prevenir o envelhecimento mas também a rejuvenescer a pele no seu todo, melhorando a sua elasticidade e firmeza e suavizando as rugas já existentes, das mais profundas às superficiais. Para além disso, o ácido hialurónico injetável pode ainda ser utilizado para dar mais volume aos lábios e às maçãs do rosto.

Como usar?

Os cosméticos à base de ácido hialurónico podem ser usados:

- Diariamente

Ajudam a manter um nível óptimo de hidratação da pele, favorecendo a sua elasticidade e prevenindo o aparecimento de rugas.

- Em SOS

Aplicados directamente sobre os sulcos das rugas têm um efeito de preenchimento imediato. Normalmente, as fórmulas desenvolvidas com este objetivo incluem também ingredientes com uma acção óptica alisadora para um efeito mais visível.

Texto: Fernanda Soares

artigo do parceiro:

Comentários