O que mudou nos cosméticos autobronzeadores

As fórmulas atuais já nada têm a ver com as de antigamente, que secavam a pele e não coloriam de forma uniforme. Saiba como atuam hoje e qual a melhor maneira de os usar.

A atual cosmética autobronzeadora não tem nada a ver com os produtos que se vendiam há alguns anos e que deixavam um tom alaranjado, secavam a pele e tinham um odor muito desagradável. Novas e inovadoras composições prometem resultados ainda mais eficazes. As novas fórmulas melhoraram e, hoje, são muito mais hidratantes, têm um odor agradável e garantem um bronzeado invejável. Daí a sua utilização ser cada vez mais comum.

Para quem prefere apenas um leve tom bronzeado, dispõe ainda de autobronzeadores progressivos, com fórmulas com baixa concentração de agentes autobronzeadores que permitem construir um bronzeado gradual aplicação após aplicação. Pode usá-los durante todo o ano para manter um aspeto saudável. Dão um tom dourado sem envelhecer a pele. Pode tê-los em casa, sempre à mão.

Como atuam

Os autobronzeadores não danificam a pele porque só tingem a camada externa. Quando se aplica o autobronzeador na pele, o contacto com o ar oxida-o e as camadas mais superficiais da epiderme tingem-se com um tom castanho torrado que não afeta o sistema de melanina nem a defesa natural da pele, por isso não a danificam. Veja também a galeria de imagens com os 10 produtos que a vão ajudar a exibir um rosto bronzeado.

O segredo é saber aplicá-los

Para conseguir um efeito natural e evitar que se formem manchas é preciso espalhá-los muito bem. Os seguintes passos vão ajudá-la a consegui-lo:

- Faça uma esfoliação a fundo com um creme, insistindo nas zonas onde a pele é mais rugosa.

- Se tiver a pele seca, antes de aplicar um autobronzeador, espalhe no rosto uma camada muito fina de creme hidratante e espere que absorva.

- Coloque um pouco de produto nos dedos e aplique-o como se fosse maquilhagem. Não abuse na quantidade.

- Espalhe-o bem, de maneira uniforme, sem esquecer o pescoço, e evitando a zona de contorno dos olhos.

- Tenha especial atenção às zonas com pelos, como as entradas do cabelo e as sobrancelhas, espalhando-o muito bem nessas áreas. Para o corpo faça o mesmo, insistindo com o creme esfoliante.

- Depois da aplicação, lave bem as mãos.

- O mais recomendável é utilizar produtos específicos para o rosto ou para o corpo.

Texto: Madalena Alçada Baptista

artigo do parceiro:

Comentários