Por ser mais vulnerável, a pele do rosto requer um cuidado particular. Afinal, está mais exposta aos fatores ambientais – do calor ao frio, ao fumo e à poluição – e é também nela que os efeitos do envelhecimento – genético ou precoce – são mais visíveis.

Além disso, em cada rosto há zonas distintas em que a pele apresenta características próprias e requer cuidados específicos:

Testa, nariz e queixo: É a região central do rosto, a denominada “zona T”, sendo habitualmente uma zona com maior produção de sebo, no caso da pele mista e oleosa;

Face: É a análise das características da pele desta zona, em conjunto com as características da “zona T”, que permite diferenciar os diversos tipos de pele: normal, seca, oleosa, mista com tendência seca ou mista com tendência oleosa ;

Contorno dos olhos: A pele é três vezes mais fina e mais pobre em substâncias gordas;

Lábios: Trata-se de uma mucosa, pelo que a pele é isenta de gordura;

Pescoço: A sua pele é fina e com pouca gordura, ficando flácida e enrugada com mais facilidade, até porque sofre com a movimentação constante da cabeça.

Os diferentes tipos de pele

O grau de oleosidade serve de indicador à definição dos diferentes tipos de pele. A cada tipo devem corresponder cuidados e produtos próprios de modo a manter a pele equilibrada e saudável.

Pele normal – Apresenta uma produção equilibrada de sebo, sendo raro depois da adolescência. É fina e elástica, deve ser limpa com uma água micelar ou leite de limpeza, hidratada todos os dias com um creme apropriado e beneficia de uma máscara de hidratação, uma a duas vezes por mês;

Pele seca – Apresenta uma produção de sebo diminuída, originando em alguns casos descamação. É muito fina, baça e escamada, com poros fechados, deve ser limpa com um leite de limpeza, hidratada todos os dias com um creme rico, altamente nutritivo, e beneficia de uma máscara de hidratação uma vez por semana;

Pele oleosa – A face e a zona T apresentam-se com excesso de produção sebácea com excesso de oleosidade, poros dilatados e imperfeições, deve ser limpa com um gel purificante e/ou loção adstringente, de manhã e à noite, e beneficia de uma máscara desincrustante ou de um esfoliante duas vezes por semana;

Pele mista – Pele normal na zona da face e com oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e as faces mais secas, deve ser limpa e tonificada diariamente com uma loção, hidratada com uma emulsão ou gel-creme e beneficia de uma máscara desincrustante ou de um esfoliante uma a duas vezes por semana.

Cuidados a ter com o rosto

Independentemente do tipo, há alguns cuidados básicos a manter com o rosto para manter uma pele saudável:

Limpar – A limpeza diária com produtos adequados é fundamental para eliminar todos os vestígios de impurezas. Devem ser utilizados de manhã e/ou à noite, no rosto e pescoço. Dependendo da formulação, devem ser aplicados com a ponta dos dedos ou com um disco de algodão e devem ou não ser retirados com água.

Tonificar – Após a limpeza, aplica-se uma loção tonificante, necessária para equilibrar o pH da pele e prepará-la para o creme hidratante (de dia e de noite).

Hidratar – A pele tem diferentes necessidades de dia e de noite, pelo que devem ser utilizados produtos distintos: o creme de dia deixa a pele mais lisa e nutrida, reforçando as suas defesas naturais, devendo ser aplicado em todo o rosto (sem esquecer o pescoço), enquanto o creme de noite regenera a pele, deixando-a com mais vitalidade. Preferencialmente, o creme de dia deve apresentar um FPS (Fator de Proteção Solar) de 15 ou 20. É igualmente importante a ingestão abundante de água. Uma pele hidratada é uma pele mais flexível, mais macia, naturalmente, mais saudável.
A ação destes produtos deve ser reforçada, regularmente, com a ajuda de outros cuidados intensivos, que atuam em profundidade e preparam a pele para uma maior eficácia do cuidado hidratante. Por exemplo, no caso da pele madura, deve ser utilizado um sérum antienvelhecimento, indicado para atenuar as rugas e/ou a flacidez.

Idade à parte, todos os rostos devem ser protegidos da exposição solar. Muitos dos cosméticos já incluem um fator de proteção solar, mas é sempre útil complementá-los com um protetor adequado ao tipo de pele do rosto.

Afinal, o sol é uma das causas do envelhecimento cutâneo precoce…

Saiba mais no site das Farmácias Portuguesas