Cuide da pele antes e depois do sol

O tempo só apetece a que se esteja relaxado e, preferencialmente, na praia, na piscina, etc... no entanto, é importante ter determinados cuidados dependendo do membro da família.

Nada como o verão para garantir um bom bronzeado! O sol dá-nos calor e energia, mas os cuidados a ter com toda a família são importantes para prevenir os escaldões, a pele irritada, seca e desidratada. Por isso, é melhor prevenir e estimá-la para não sofrer as consequências.

Existem certas zonas do corpo mais sensíveis que outras, pelo que se torna fundamental proteger mais do que o habitual durante a exposição solar. É imprescindível que conheça bem o seu corpo para poder reforçar com protetor sempre que necessário. Por exemplo, o rosto é mais sensível do que as pernas.

O que não pode dispensar

Um bom protetor solar de fator elevado para o rosto para retardar o envelhecimento da pele, uns óculos de sol com lentes que protejam dos raios ultravioletas, um batom apropriado para os lábios que são revestidos por pele muito fina e sensível e sombra durante as horas de maior calor. Lembre-se que o protetor ajuda a prevenir as doenças de pele e as queimaduras fortes, mas não é invencível. E sim, consegue ter na mesma um bronze bonito e saudável.

Para tal, faça uma exposição progressiva ao sol e comece por períodos curtos nos primeiros dias, evitando a exposição aos raios solares nas horas de maior calor (entre as 11 horas e as 16h30), aplique o protetor solar 30mn antes de se expor ao sol e volte a aplicar depois de ir à água e beba líquidos com frequência que hidratam o corpo e a pele. Não se esqueça do guarda-sol que diminui a intensidade das radiações e pode optar por um pulverizador para refrescar a família toda.

Cuidados especiais com as crianças

- Opte por um creme de proteção solar com fator igual ou superior a 50;

- O protetor deve ser aplicado de meia em meia hora;

- Os bebés com menos de um ano devem estar pouco tempo na praia, sempre à sombra e fora das horas de maior calor;

- As crianças mais crescidas podem estar ao sol, mas não convém ficarem em exposição direta e devem usar sempre chapéu e t-shirt.

Comentários