Não só são inestéticas como dão um aspeto mais envelhecido à pele. A solução é proteger-se para evitá-las ou, se já for tarde, tentar eliminá-las. Como? As manchas são, juntamente com as rugas e a flacidez, um dos sintomas do envelhecimento cutâneo. Aparecem nas zonas mais incómodas, porque são as que mais se vêem, como sucede com o rosto, o pescoço, o decote e as mãos. E nem vale a pena tentar disfarçá-las com maquilhagem. Na maioria das vezes, como seguramente já terá constatado, uma batalha perdida!

Para conseguir bons resultados precisa de duas coisas, cosméticos com ação despigmentante (ajudam a diminuir a aparência das manchas) e perserverança (porque os resultados demoram a aparecer). Ainda assim, é importante ter em conta que só conseguirá livrar-se das manchas pouco pronunciadas, porque se a área afetada for extensa e a pigmentação muito escura, precisa de uma ajuda extra. Os peelings e os tratamentos laser são, para a maioria dos dermatologistas, boas alternativas.

Os diferentes tipos de manchas

As manchas são o resultado da produção exagerada de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele, normalmente, associada à exposição a sol. Mas pode haver outros factores implicados. Distinguem-se consoante a sua origem:

- Hormonais

Aparecem no lábio superior, testa e maçãs do rosto. Estão associadas à gravidez e à pílula, embora também tenham uma componente genética, e aparecem com a exposição ao sol. São mais escuras no verão e mais ténues no inverno.

- Solares

Derivadas da exposição solar, aparecem com o passar dos anos. Podem ser lentigos (manchas castanhas) ou dilatações vasculares (avermelhadas) que aparecem como veias dilatadas.

- Residuais pós-lesões

Ficam como sequela de uma lesão na pele, feridas, queimaduras e até de acne, um problema que atinge cada vez mais pessoas em idade adulta.

Veja na página seguinte: Os melhores antimanchas a que pode recorrer

Os melhores antimanchas a que pode recorrer:

Vitamina C

- Estimula a síntese de colagénio, ajuda a ter uma pele firme e lisa

- É antioxidante, evita que os radicais livres envelheçam a pele

- Estimula o metabolismo celular e ativa a circulação

Ácido kójico

 - Inibe a síntese de melanina. A sua maior vantagem é dar suavidade à pele e não irritar nem ser fotossensenível

Texto: Joana Martinho