A suplementação alimentar já não se reserva apenas ao equilíbrio vitamínico ou ao reforço da memória. Aos poucos têm-se tornado numa tendência forte entre a comunidade feminina atenta e preocupada com a beleza e a saúde da pele. Cada vez mais as mulheres recorrerem  a nutracêuticos para melhorar a aparência cutânea, fortalecer o cabelo ou evitar as unhas quebradiças.

Os suplementos vitamínicos estão na moda e há imensas marcas de cosmética a comercializá-los. Mas será que as suas formulações especiais e, muitas vezes, dispendiosas, funcionam? Veja também os segredos de beleza mais bem guardados do mundo e a galeria de imagens com os 30 truques de beleza que vão mudar a sua imagem.

Cremes versus suplementos

Grande parte de nós gasta uma fortuna em séruns, loções e cremes anti-idade que prometem apagar rugas e tirar-nos anos de cima. Isto sem pensarmos que a resposta para uma aparência mais jovem pode estar, afinal, na toma de suplementos alimentares. Não é por acaso que a indústria cosmética tem sido invadida por uma panóplia interminável de comprimidos de beleza, recheados de ingredientes nutritivos, que prometem rejuvenescer-nos de dentro para fora.

A teoria de que a beleza vem de dentro não é nova e faz algum sentido: os cremes não atingem as camadas mais profundas, pelo que não geram uma alteração fisiológica real. Já os suplementos alimentares entram na corrente sanguínea, penetrando nas várias camadas da pele de dentro para fora. À parte disso, a pele não deixa de ser um reflexo daquilo que se passa no interior do organismo, razão pela qual fazer uma alimentação saudável é imprescindível.

O problema da fraca ingestão de frutas e vegetais

Mas condicionadas pela falta de tempo, de imaginação ou de paciência continuamos a fazer refeições incompletas, apressadas e muito deficientes em nutrientes essenciais. Para agravar a situação, conforme envelhecemos, o corpo vai perdendo a capacidade de absorver os nutrientes que ingerimos. O cenário não é dos melhores… E justifica a toma de suplementos que garantam o fornecimento de proteínas e aminoácidos à pele.

As conclusões do Relatório Global de Fitonutrientes, desenvolvido pela Nutrilite, não deixam margem para dúvidas. No sul da Europa (Itália, Espanha e Portugal) consomem-se em média três peças de frutas e legumes por dia, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma quantidade mínima de cinco porções. Nesta região, a percentagem da população que consome menos de cinco porções de frutas e vegetais por dia é de 78%, um número alarmante e que compromete a saúde no geral e a qualidade da pele no particular.

Veja na página seguinte: A suplementação com alternativa à alimentação

A suplementação com alternativa à alimentação

A suplementação parece ser uma alternativa segura e rápida para contornar esta carência vitamínica. Contudo, de acordo com três artigos publicados recentemente no Annals of Internal Medicine, os suplementos não trazem nenhum benefício para a saúde e podem até ser prejudiciais. Pessoalmente, não estamos convencidas de que devamos deixar de tomar vitaminas e suplementos.

Apesar de concordarmos que uma alimentação rica consegue suprir a maioria das necessidades alimentares, a verdade é que a maioria de nós come mal. Uma dieta equilibrada nem sempre é possível de seguir, o que conduz a deficiências nutricionais. Mas há mais... Os vegetarianos e vegans, por exemplo, dependem da suplementação para terem acesso às vitaminas do grupo B.

E os especialistas admitem que esta  é importante em pessoas com deficiências na absorção de nutrientes ou em grávidas, para prevenir defeitos no tubo neural. Assim, resta-nos admitir que nenhum radicalismo é positivo e que a toma de suplementos alimentares como complemento  à rotina de beleza feita topicamente pode ser uma ajuda-extra à saúde cutânea.

Beleza de um só trago

Tomados regularmente e inseridos num plano alimentar equilibrado, os suplementos ajudam em muito a saúde cutânea. Conheça algumas propostas que cuidam da pele do rosto, do corpo e do cabelo. Estes são alguns dos que sugerimos:

- Para o rosto

A toma diária de dois comprimidos Imedeen Time Perfection promete reduzir a visibilidade das rugas e linhas de expressão, melhorar a hidratação da pele e torná-la mais macia, suave e flexível. Isto graças ao Marine Complex que associa proteínas e polissacarídeos a uma fórmula composta por licopeno, extrato de grainha de uva, vitamina C e zinco.

SkinGain de Ampliphar é outro produto disponível no mercado. O colagénio aumenta a firmeza e a elasticidade da pele e diminui as rugas. As vitaminas A, B2 e biotina, juntamente com o cobre e o zinco, ajudam a manter o equilíbrio cutâneo. A vitamina C contribui para a formação de colagénio e o extrato de grainha de uva melhora a aparência da pele que fica mais hidratada, suave, elástica e firme.

Sunific Solaire Capsules de Lierac é outra alternativa. Ainda que fora de estação, convém saber que os suplementos se estendem à proteção solar e estimulação de um bronzeado saudável. Ricas em carotenoides, antioxidantes e ácidos gordos essenciais, as cápsulas solares Sunifi c têm propriedades bronzeadoras e antienvelhecimento. Basta tomar uma cápsula por dia ao pequeno-almoço antes, durante e após a exposição solar.

Veja na página seguinte: Suplementos alimentares para o cabelo e para o corpo

- Para o cabelo

Maximum Strength de Viviscal, com Aminomar C, um composto rico em proteínas de extratos marinhos misturado com sílica orgânica solúvel e fortificado com vitamina C, atua a partir do interior da fibra capilar para garantir o crescimento de um cabelo saudável.

Massa Capilar Cabelos Pintados de Innéov é indicado para mulheres com cabelo pintado, ressequido ou danificado, que apresentem queda e falta de vitalidade capilar, Innéov massa Capilar Cabelos Pintados conta com as propriedades da taurina, dos polifenois de chá verde e grainha da uva, da vitamina B6 e do óleo de groselha para fortalecer o cabelo.

- Para o corpo

Konjac da Arkocápsulas, rico em glucomanano, uma fibra vegetal que absorve mais de 100 vezes o seu volume em água, é um produto a considerar. O konjac favorece a sensação de saciedade e contribui para a perda de peso. Para se tornar mais eficaz, deve ser tomado sempre com doses pequenas de alimentos. Uma peça de fruta ou uma fatia de pão é o ideal.

Turbo Slim Ventre Plano da Forté Pharma, para além de agir nas fontes de gordura devido à sua ação adelgaçante, tem uma ação digestiva que combate o inchaço responsável pela proeminência do ventre. Com camomila, a alcachofra, a cola, o cacau e a argila branca, devem ser tomados duas vezes ao dia com um copo de água.

- Suplementos que se bebem

Para além dos famosos comprimidos, existem suplementos alimentares bebíveis, uns para diluir em água e outros que funcionam como shot. Océa Drain Détoxifiant da Thalgo é um deles. Uma ampola por dia diluída num copo de água durante dez dias é a dose necessária para combater gorduras localizadas, dificuldades na eliminação, tez baça e toxinas a mais no organismo. O programa de 10 dias sugerido pela marca tem uma fórmula 100% natural que associa sucos de plantas, provenientes de agricultura biológica à alga fucus vesiculosus.

Nutricosmetics BE+ Beauty também é bebível. Especialista em suplementos nutricionais líquidos e nutricosmética, a Aethern  Nutricosmetics é uma marca recente em Portugal. Be+ Beauty é uma das suas propostas e tem como foco o rejuvenescimento da pele, fazendo uso de antioxidantes como betacaroteno, vitamina C, vitamina E, selénio e zinco. Contribui para a normal formação de colagénio e manutenção da pele, cabelo e unhas.

Top Slim 3 em 1 de Oenobiol é outra alternativa. A tripla ação é garantida pelo extrato de chá verde, que queima gordura, pelo extrato de guaraná, que controla o excesso de peso e pela vitamina C que diminui a fadiga. Esta cura dura 14 dias e, para levá-la a cabo, basta diluir uma saqueta num litro e meio de água para beber ao longo do dia.

Texto: Madalena Alçada Baptista