Beleza preventiva!

São quatro as zonas que primeiro revelam a sua idade: a pele dos olhos, a boca, o pescoço e as mãos

São áreas extremamente delicadas onde geralmente aparecem as primeiras rugas. Estas técnicas de beleza preventiva, podem ajudá-la a evitar que essas zonas sofram um envelhecimento prematuro.

Os Olhos

A pele que rodeia os olhos requer os cuidados mais atentos. Essa pele possui pouca quantidade de glândulas sebáceas e um diminuta quantidade de tecido de suporte, daí que se resseque facilmente e ganhe rugas mais rapidamente que outras partes do corpo.

Geralmente é à roda dos 20 anos, que começam a formar-se as primeira linhas debaixo dos olhos, e nos cantos exteriores dos mesmos; com o passar do tempo, ficam mais profundas e acabam por se converter nas indesejáveis pês de galinha. As pálpebras, por seu turno, tendem a perder tonicidade e firmeza.

Alguns cuidados preventivos:

  • Use óculos de sol ( de preferencia polarizados) sempre e cada vez que esteja no exterior. Isto pode retardar a aparição das finas linhas que se formam ao entrecerrar os olhos pelo excesso de luz.
  • Use sempre um produto especial para limpar essa delicada zona, que poderá ser em leite, creme ou loção. Nunca limpe a pele que rodeia os olhos com sabão ou com o mesmo produto que usa para outras zonas do rosto. Primeiro porque não retiram devidamente os restos de rímel, sombra ou eye-liner, e depois porque podem irritar as pálpebras.
  • Não empregue algodão para limpar a área dos olhos; Use toalhitas de limpeza previamente embebidas no produto de limpeza dos olhos. Se não tiver à mão um produto especial para os olhos, pode substituí-lo por óleo de bebé. Deite um pouco numa gaze macia, e limpe delicadamente as pálpebras, retirando os restos de rímel das pestanas
  • Depois da limpeza, aplique sempre um creme hidratante especial para essa zona, e não esqueça que à noite deve aplicar uma creme nutritivo mais intenso.
  • Nunca aplique as mascaras na zona que rodeia os olhos, porque arruinará esse delicada área. Antes aproveite esse momento para colocar sobre os olhos, compressas frias (ou geladas...) de chá. São óptimas para combater os inchaços e inflamações

    .

  • Aplique os cremes com muita delicadeza, com pancadinhas ligeiras que facilitam a penetração e activam a microcirculação. Evite tratar a pele bruscamente, assim evitará o aparecimento precoce dos inestéticos papos.
  • Se costuma aplicar creme anti-papos, lembre-se de aplicar antes um hidratante para evitar ressecar essa delicadíssima zona.
  • Quando tiver os lhos irritados, inflamados ou cansados, aplique umas compressas frias e....descanse!

A Boca A pele da parte superior da boca, aquela entre o lábio superior e o nariz, tem uma grande quantidade de glândulas sebáceas e sudoríparas, que ao expulsar o suor e gordura, leva a que esta zona se desidrate facilmente. Como também sabe, à roda dos lábios tendem a aparecer linhas de expressão (quase sempre verticais), produzidas pelo riso, o sorriso e outros movimentos dos músculos que rodeiam os lábios.

Alguns cuidados preventivos:

  • Uma vez por semana, aplique uma máscara especial para os lábios
  • Use diariamente, antes de aplicar o baton , um hidratante ou fixador labial.
  • Tanto no Inverno como no Verão, use um creme ou baton com filtro solar, para proteger os lábios da acção dos raios ultravioletas.
  • Nunca aplique nos lábios o creme ou filtro solar, que usa no rosto ou no corpo, porque muitos deles contêm álcool, que danifica e resseca irremediavelmente.

O Pescoço Este é provavelmente a zona mais delicada e sensível do nosso corpo, porque é a que possui menor quantidade de elastina. Exige cuidados desde muito cedo, para não ser prematuramente surpreendida pela rugas . A parte superior do peito, também tem tendência para envelhecer rapidamente. Embora esteja na maior parte do tempo coberta pela roupa, e consequentemente protegida dos elementos exteriores, quando a destapamos (um decote mais arrojado, ao apanhar Sol na praia etc.) ela está mais delicada e propensa a irritações. Por outro lado a pele do peito tem pouco concentração de melamina, razão porque quando está exposta ao Sol, podem surgir manchas e rugas. Alguns cuidados preventivos:

  • Compre hoje mesmo um creme especial para o pescoço e linha do decote, (por alguma razão existem no mercado!) Estes cremes, ricos em substancias emolientes, nutrem a pele mantendo a hidratação a elasticidade e a firmeza.
  • Quando aplicar este creme, faça-o suavemente... sem maltratar a pele e aproveite a ocasião para fazer uma auto-massagem. Faça o seguinte: distribua o creme pelo pescoço ; incline a cabeça ligeiramente para trás e pressionando a base do pescoço com as pontas dos dedos, movimente-os para cima... até ao queixo, trabalhando sempre de baixo para cima, contrariando a força da gravidade. Continue a massagem inclinando a cabeça para o lado direito e por fim para o lado esquerdo.
  • Antes de se deitar, aplique um creme mais forte, especialmente criado para nutrir e hidratar esta área.
  • Sempre que use uma roupa mais decotada, aplique no decote um creme que tenha um alto SPF ( factor de protecção solar).
  • Quando apanhar sol na praia, redobre de cuidados e se necessário aplique um creme bloqueador de ultravioletas.
  • Também deve aplicar um hidratante nessa zona, todas as noites antes de se deitar, porque como sabe, enquanto dorme a sua pele absorve melhor o colagénio e as proteínas contidas no creme.
  • É vantajosa a aplicação semanal de um creme exfoliante granulado, para eliminar todas as células mortas e as impurezas da pele. Em seguida aplique um tónico e depois um hidratante, preferencialmente oleoso. Recomendo particularmente cápsulas de óleo de gérmen de trigo, que são facilmente absorvidas.

As Mãos

As mãos são-nos preciosas devido ao grande uso que lhes damos. Estão expostas à desidratação, calosidades, manchas e outros problemas que lhes podem retirar beleza; além disso, ou por tudo isso, revelam facilmente a nossa idade. Temos todas as razões para as cuidar com o maior carinho. No Inverno ressecam e no Verão desidratam-se. Além disso sofrem imenso com o uso dos produtos químicos irritantes em casa, com os papeis no escritório etc. Quando afinal elas merecem ainda mais cuidados iguais aos que damos ao nosso rosto. Alguns especialistas recomendam que usemos nas mãos exactamente os mesmos produtos que usamos no rosto. No entanto existem produtos especialmente estudados para o cuidado das mãos.

Alguns cuidados preventivos:

  • Todas as noites antes de se deitar, aplique nas mãos um creme emoliente.
  • Durante o dia use uma loção que contenha glicerina e aplique-a cada vez que lavar as mãos. Pode ter consigo na carteira ou no escritório um pequeno frasco de plástico, que recarga sempre que necessário.
  • Aplique uma vez por semana, uma mascara exfoliante para eliminar as células mortas.
  • Quando for usar produtos químicos de limpeza ou jardinagem, proteja as mãos com luvas de borracha. Existem no mercado modelos finos mas resistentes, em caixas com preço muito económico.
  • Na praia, antes de se expor ao Sol, proteja também as mãos com um creme bloqueador dos raios nocivos.

  • Comentários