A argila é uma rocha constituída por certo número de minerais diferentes e em proporções variadas, chamada de silicato minimizado. Predominando os silicatos de alumínio hidratados.

Dependendo do local onde o silicato for apanhado, pode ter sido substituído por Magnésio ou Ferro. Existem vários tipos de silicato minimizados (Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio, Sódio, Ferro).

Tais diferenças nunca modificam os principais efeitos terapêuticos, a acção anti-inflamatória, cicatrizante e anti-séptica da argila.

Propriedades da Argila
A argila possui três propriedades fundamentais:

Absorção: a principal propriedade que lhe atribui a propriedade da maleabilidade; quando se mistura argila com água obtém-se uma pasta eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.

Libertação: a argila tem facilidade em libertar elementos que fazem parte da sua constituição (activos), sendo muito importante pelo seu efeito protector e absorvente de toxinas em vários órgãos, principalmente a pele e mucosas.

Adsorção: um processo físico-químico pelo qual as argilas deixam passar moléculas, elementos gasosos e partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias com o intuito de penetrarem no interior da pele.

Esse poder é muito grande e quase irreversível, tornando-se assim muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminação das mesmas.

Acredita-se que as suas propriedades normalizadoras se devem às trocas energéticas, iónicas e radiónicas, exercidas pelos electrões livres existentes nos minerais da sua composição, tais como: manganês, magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, boro, selénio, lítio, níquel, sódio e outros.

Saiba mais na próxima página

Indicações a nível da estética

- Varizes
- Manchas senis
- Pele oleosa

- Rugas e sinais de expressão
- Estrias
- Gorduras localizadas
- Má circulação
- Manchas
- Envelhecimento

Características
- Desintoxicante
- Reprodução celular
- Descongestionante
- Nutre os tecidos com sais minerais

Argila Vermelha e argila amarela

Argila vermelha
É uma argila secundária porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É relaxante, anti-stress e redutora de medidas. O óxido de ferro tem um papel importante na respiração celular e na transferência de electrões.

Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.

Aplicações: muito utilizada para cicatrização. Retira água em excesso do tecido ao mesmo tempo em que age diminuindo a oleosidade. Peles com pontos de hiperqueratose ou espessadas apresentam uma melhoria significativa na maciez e brilho. Óptima para modelagens e trabalhos artísticos.

Actuação de alguns argilominerais:
Alumínio: actua contra a falta de tonicidade, tem acção cicatrizante e inibe o desenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.

Saiba mais na próxima página

Ferro: tem papel importante na respiração celular e na transferência de electrões. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.

Magnésio: tem o poder de fixar os íões de potássio e do cálcio e a manutenção do gel celular, ou seja, a hidratação e na síntese das fibras do colagénio.

Manganês: tem acção específica na biosíntese do colagénio, tem acção anti-infecciosa, cicatrizante, antialérgico.

Silício: tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem acção hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem acção na elasticidade da pele actuando em flacidez cutânea.

Sódio e Potássio: Ajudam a manter a hidratação e o equilíbrio iónico das células cutâneas.

Argila Amarela
Esta Argila possui as suas particularidades, ela é rica em Dióxido de Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colagénio da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de catiões e aniões.

Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com os seus sais minerais necessários para um tecido firme e saudável. Tem um óptimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea.

Saiba mais na próxima página

Rica em Dióxido de Silício que tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem acção hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem acção na elasticidade da pele actuando na flacidez cutânea.

Esta argila composta é principalmente indicada para peles com hipercromias, é regeneradora das células, e por isso, combate o envelhecimento cutâneo.

Activos adicionados às argilas
Aqui ficam alguns dos activos que se podem acrescentar à argila para optimizar resultados.

●Pimenta
●Camomila
●Calêndula
●Albumina
●Gesso

Sugestão de um cuidado corporal com argila

Protocolo com Argila Vermelha com Pimenta Anti-Hidrolipodistrofia
Indicação: Deve haver primeiro uma avaliação criteriosa. Se não houver outros problemas relacionados, o tratamento deve ser iniciado com uma conversa prévia franca com a cliente pois a genética de cada pessoa influência muito nos resultados; tanto quanto a sua alimentação.

A frequência das sessões também é importante, pois não há milagres, o trabalho da esteticista apenas funcionará se houver uma sinergia entre a cliente e a esteticista.

Saiba mais na próxima página

Passo a passo
• Faz-se a higienização nas mãos, pés e locais a cuidar.
• Faz-se uma esfoliação com um peeling à base de arnica e guaraná.
• Aplica-se na área a argila vermelha com pimenta e deixa-se agir durante 30 minutos.
• Retira-se e aplica-se toalhas húmidas com chá estimulante com gelo.

• Completa-se com uma massagem lipolítica ou drenagem linfática.

Frequência de sessões: Este protocolo deve ser utilizado de 1 a 2 vezes por semana segundo a necessidade da cliente e a avaliação da esteticista.

Para hidrolipodistrofias grau 2 e ou 3 o mínimo de 12 sessões alternadas com drenagem linfática e endermoterapia (se houver necessidade).

A profissional oriente a sua cliente a utilizar um chá emagrecedor (mesmo que a cliente não necessite perder peso, pois esse chá age como regulador metabólico quando não se faz dieta alimentar), antes das sessões, pelo menos durante uma semana, durante as 12 sessões pode continuar a tomar o chá regularmente como indicado.

Texto:Gustavo Galves, formador em estética facial, corporal e capilar, terapeuta holístico

Fotografia:Biotherm