As estrias são pequenas fissuras que podem aparecer quando o tecido adiposo ou muscular sofre um crescimento muito rápido e ocorre uma diminuição da espessura da derme e epiderme, sendo a barriga e as coxas as áreas mais preponderantes. Em casos extremos, as estrias podem dar comichão e ardor, mas por norma não se sente o seu aparecimento. O tom também indica a periodicidade das mesmas, isto é, se forem de tom avermelhado são estrias recentes e mais fáceis de tratar e remover, mas caso sejam brancas é porque já têm cerca de um ano ou mais. É certo que beber muita água e utilizar cremes hidratantes com ácido retinoico ou colagénio ajuda consideravelmente na prevenção, mas nem sempre se conseguem remover por completo. Adote algumas destas receitas...

Esfoliar
Misture uma colher de açúcar com óleo de amêndoas doces e esfregue nas estrias diariamente. A esfoliação irá eliminar as células mortas e uma fina camada da pele, favorecendo a origem de uma nova.

Não coçar
Ao coçar está a destruir as fibras que dão sustentação à pele, o que fará um aumento das estrias.

Sumo de limão
Os ácidos do limão ajudam na eliminação de células mortas, por isso esfregue de forma circular as áreas afetadas com sumo de limão, deixando secar por cerca de 10mn.

Vitamina E
Além de favorecer a circulação sanguínea, é excelente para combater o envelhecimento da pele. Por exemplo, o azeite ajuda na restauração do tecido da pele e pode ser aplicado nas estrias. Pode optar por cápsulas ou óleos e massajar na área pretendida. Aconselhe-se numa ervanária ou farmácia.

Alimentação
Recomenda-se a ingestão de muitos legumes frescos, frutas e alimentos ricos em vitamina E sendo que, conforme referido acima, beber muita água tem de fazer parte do cardápio.

Rosa Mosqueta
Este óleo está cada vez mais presente no quotidiano, uma vez que é um extraordinário regenerador natural que não causa efeitos colaterais e é excelente para hidratar, suavizar e tonificar. Utilize até cerca de 3 vezes por dia, com movimentos circulares, até sentir que a pele absorveu.

Clara de ovo
O ideal é que a coloque nas área afetadas 3 vezes ao dia. Por ser uma excelente fonte de proteínas é ótima para rejuvenescer a pele.

Beterraba e pêssego
Retire a casca a cada um deles e moa até ficar em pasta, sendo que se reparar que esta está muito grossa, é só adicionar um pouco de azeite. Passe o preparado nas estrias e aguarde cerca de 15mn, retirando de seguida com água fria. Pode usar todos os dias.

Pomada caseira
Misture uma embalagem de halibut, uma lata de creme Nivea, um frasco de óleo de amêndoas doces e uma ampola de vitamina A, guarde num frasco e coloque no frigorífico. Deverá colocar o preparado nas estrias, pelo menos 1 vez por dia. Este preparado é indicado para as estrias vermelhas.

Pente fino
Quando as estrias são brancas significam que já apareceram há mais tempo, logo são mais difíceis de minimizar. No entanto, experimente friccionar as estrias cerca de 5mn, no sentido contrário destas, com um pente bem fino, colocando Bepanthene de seguida. Pode e deve fazê-lo todos os dias.