A onda vinda da Ásia que está a mudar os hábitos de beleza das mulheres europeias

Aos poucos, está a infiltrar-se na nossa rotina diária. Do desmaquilhante ao creme com cor, muitas são as fórmulas que chegam até nós através da vaga asiática atual, que algumas lojas já estão a aproveitar.

BB e CC Cream, óleos desmaquilhantes à base de plantas medicinais, cremes de massagem, máscaras em tecido ou cremes impregnados em filtros UV... Todos estes produtos-tendência provam que a Ásia está a tomar as nossas casas-de-banho de assalto. Da Biotherm à Sephora, passando por La Roche-Posay ou Shiseido, todos os samurais da cosmética ocidental se têm inspirado nestes novos rituais. O motivo deste compromisso duradouro?

A promessa de uma pele perfeita, conseguida com gestos ancestrais, fórmulas de boticário e uma abordagem holística dos tratamentos de beleza! O layering, sobreposição de cuidados, é uma rotina milagrosa que as japonesas e coreanas partilham há séculos mas que nos custa a assimilar. Logo nós, rainhas da speed beauty! Para nossa sorte, os laboratórios cosméticos estão a reajustar os seus produtos.

As gamas que criam para o mercado asiático são adaptadas à pele e aos hábitos da mulher caucasiana. Mantêm-se os princípios mas simplificam-se rotinas e gestos. Além disso, a maioria das marcas passou a incluir proteção solar nos seus cuidados e duplicou a sensação de pureza e bem-estar proporcionada por estes cuidados high-tech multifacetados.

Em Portugal, lojas e centros de estética também começam a despertar para a nova vaga asiática. A Sephora, disponível em muitos dos centros comerciais nacionais, aposta no conceito Korean Beauty, que integra uma linha de produtos elaborados com «ingredientes originais, como o bambu e ginseng e com embalagens divertidas», refere o site da empresa. Vai conseguir resistir-lhes?

Estes são alguns dos produtos inspirados nos conceitos tradicionais da beleza asiática que mais fazem furor atualmente:

- Séruns fortalecedores

O seu objetivo é revitalizar a pele com uma infusão direcionada às células. Carregados de princípios ativos e com texturas mais finas do que as dos cremes, os séruns têm a capacidade de penetrar até ao coração das células. Escolha o seu em função das suas necessidades, que podem ser de hidratação, reparação, firmeza e/ou desintoxicação. As coreanas vão ainda mais longe e usam pré-séruns e pós-séruns que sobrepõem com filtros protetores anti-UV.

Se quiser aproximar-se delas multiplique cuidados e combine, por exemplo, um sérum antirrugas para o contorno dos olhos com um antioxidante para o rosto. Future Solution LX Superior Radiance Serum, da Shiseido, a nossa sugestão, é um sérum de textura fresca que melhora a qualidade da pele e aumenta a resistência contra a tonalidade irregular, aspeto baço e manchas.

- Limpeza otimizada

Inspire-se no saho japonês e remova as impurezas da pele com uma fórmula oleosa e outra aquosa. Os óleos desmaquilhantes não só não deixam a pele oleosa como dissolvem mais facilmente a maquilhagem, sobretudo os agentes gordurosos (cremes, óleos, pigmentos e por aí fora…) que a compõem. As partículas secas são eliminadas de seguida com água e um gel ou espuma.

Para finalizar, deve passar-se um algodão embebido em tónico ou loção pelo rosto. Huile Micelaire de Décleor é um dos produtos desta nova corrente que recomendamos. A textura fina deste óleo ultra sensorial desliza sobre a pele e dissolve eficazmente todas as impurezas, deixando-a completamente limpa.

Rêve de Miel Gel Nettoyant et Démaquillant Visage da Nuxe também materializa este novo conceito. Com uma fórmula livre de sabão, este gel de limpeza desmaquilhante suaviza e acalma a pele. Sensai Cellular Performance Lotion II, outra das nossas sugestões, é uma loção hidratante que prepara a pele para os cuidados posteriores. Para peles normais a muito secas, deve ser usada de manhã e à noite.

Veja na página seguinte: Fórmulas e produtos que iluminam e corrigem

Comentários