Quando deve fazer a primeira depilação?

Na altura da adolescência é preciso começar a pensar nestes cuidados. Assim sendo saiba quando é a altura ideal para fazer a depilação, quais são os métodos e os efeitos de cada um.
créditos: Pixabay

A puberdade é uma altura de muitas transformações corporais e é nessa altura que começam a aparecer os indesejados pelos. Se há um desconforto com os pelos nas pernas, axilas, virilhas e até na cara está na altura de pensar na primeira depilação.

Mas antes de optar por um ou outro método de depilação, entenda melhor quais são os métodos e os efeitos de cada um.

Cera quente: Como aquece a pele dilata os poros e facilita a remoção dos pelos. O método literalmente arranca os pelos da raiz, mas foi eleito pelas depiladoras como o menos doloroso. A manutenção é feita, geralmente, a cada 20 dias;

Cera fria: É um método mais higiénico mas mais doloroso do que com a cera quente;

Lâmina: A famosa lâmina é uma opção rápida e prática, muito usada em emergências,no entanto, raspar a pele extrai só o corpo do pelo, deixando a raiz. Por isso, a região fica com pontinhos escuros e o resultado dura pouco, além de que pode engrossar os pelos.

Cremes depilatórios: Cauterizam e eliminam o pelo, mas não pela raiz, logo o resultado não é tão satisfatório pois rapidamente voltam a crescer;

Depilação a laser: Não é uma depilação definitiva, mas só precisa de manutenção a cada seis meses e de facto atrasa o crescimento do pelo. No entanto, se feita por um mau profissional, pode causar queimaduras.

Para o caso do buço também se pode recorrer à descoloração, o que disfarça em muito os pelos. A depilação nas axilas é uma das primeiras a ser considerada porque vai ajudar a diminuir os indesejados odores, tão típicos nesta fase.

Dicas importantes:

Nunca esquecer que há que perceber qual o método que funciona melhor, pois cada pessoa se adapta de forma diferente a cada método, mas há detalhes que devem ser considerados:

- Se optar por uma depilação a cera escolha um lugar seguro, onde o material utilizado é descartável;

- Quando fizer a depilação pela primeira vez é bom avisar a esteticista para que ela possa fazer um teste de alergia;

- Qualquer que seja o método escolhido é preferível fazer sempre com pelo menos 3 dias antes de ir à praia, pois a pele, por estar muito sensibilizada, pode ficar manchada com o sol.

Veja ainda:

Inspire-se nestes formatos de depilação

Tudo o que deve saber sobre depilação com cera

artigo do parceiro:

Comentários