6 cuidados de beleza que pode fazer no duche

O tempo nunca lhe chega para o muito que tem sempre para fazer? Enquanto toma banho, aproveite para fazer outras coisas, seguindo os conselhos de uma médica dermatologista.

Faça no banho! Concentrar cuidados que tem com a sua pele no duche pode ser uma forma inteligente de poupar tempo e de obter melhores resultados. Depois de trocar os banhos de imersão na banheira pelos duches para uma maior rapidez, é tempo de voltar a rentabilizar esses momentos. Leonor Girão, médica dermatologista, explica, contudo, as precauções a ter para não afetar a sua beleza nem prejudicar a sua saúde.

1. Desmaquilhar

Se prefere desmaquilhantes em leite ou em gel que implicam passar o rosto por água a seguir, experimente fazê-lo no banho. Evita o inconveniente de a água escorrer e molhar, permitindo enxaguar o rosto com outra liberdade. «Tenha em conta que precisa de um desmaquilhante específico para o contorno de olhos e outro para o resto do rosto», refere Leonor Girão, médica dermatologista.

«O produto pode ser espalhado com a mão ou com discos de algodão, não debaixo do duche mas fora da água retirando-se só depois o remanescente com a água do duche que deve estar tépida, nem demasiada fria nem demasiado quente», adverte, contudo, a especialista.

2. Cuidar dos pés

Quando os pés estão secos e ásperos, é preciso retirar as células mortas nas zonas afetadas, geralmente, os calcanhares e plantas dos pés. Como explica Leonor Girão, «a água quente amolece a pele grossa que se forma devido aos traumatismos provocados pelo calçado», pelo que é mais fácil removê-la na banheira com a ajuda de uma lima ou pedra pomes.

«As limas metalizadas duram mais tempo e são mais eficazes do que a pedra-pomes. As limas elétricas, a pilhas ou com bateria são práticas porque poupam tempo e esforço. Qualquer um destes utensílios deve ser limpo regularmente. Como se trata de um movimento de fricção, convém deixar alguma da espuma do banho nos pés para que a lima deslize melhor e não traumatize tanto a pele», indica a médica dermatologista.

3. Esfoliar a pele

A esfoliação «retira a camada superficial da pele, ou seja, a camada córnea, de células mortas que se acumulam à superfície. É feita com agentes mecânicos, uma esponja ou luva de sisal ou com produtos que contêm partículas, mais pequenas em esfoliantes de rosto e maiores em produtos de corpo», explica Leonor Girão.

«Já que os esfoliantes em creme incluem agentes de limpeza que retiram a gordura, o seu uso dispensa a aplicação de gel de banho. Se a esfoliação for feita com um agente físico, como a luva de sisal, esta deve ser feita primeiro e complementada com o uso de produto de limpeza. A esfoliação deve ser feita uma vez por semana, e no máximo, duas. O produto deve ser retirado da face com água tépida e à temperatura normal do banho, no caso do corpo», aconselha.

Veja na página seguinte: Mais coisas que pode fazer enquanto toma banho

Comentários