Surgem por diferentes razões, mas causam o mesmo efeito em nós. Quer seja  uma ruga, borbulha, olheira ou mancha olhamo-nos no espelho e não queremos sair de casa assim. Recorremos à maquilhagem para uma solução a curto prazo, mas basta errar no tom para tornar ainda mais visível o que queremos esconder. Um erro que muitas mulheres em todo o mundo tendem a cometer com alguma regularidade, criticam alguns especialistas.

Nas clínicas de dermatologia encontramos uma variedade de serviços, com diferentes resultados, uns mais prolongados que outros e, para evitar que o problema se agrave e cuidar da pele, a cosmética inclui ingredientes específicos nas suas fórmulas. Fernando Guerra, dermatologista, diz-lhe como tratar as principais imperfeições do rosto. Caso a caso, conheça melhor todas as armas ao seu dispor.

Olheiras

As olheiras podem ser constitucionais. Uma pessoa tem tendência para as ter,  como quem tem pele atópica, ou adquiridas, devido ao estilo de vida, cansaço ou tabaco. Estas são algumas das soluções a que pode recorrer para corrigir este problema:

- O uso de contorno de olhos contendo alfahidroxiácidos e protetores solares pode melhorar e evitar a acentuação das olheiras.

- No consultório podem aplicar-se peelings com ácido glicólico a 35% e contendo substâncias despigmentantes (ácido fítico, ácido pirúvico, ou mesmo, hidroquinona), com um número de sessões indeterminado.

- A luz pulsada intensa (três sessões, uma por mês) pode ser útil para clarear as olheiras. Deve ser usada por um dermatologista experiente devido à proximidade do olho.

- O laser de Neodimium Yag Q-Switch também pode ser útil. É, no entanto, fundamental o uso de protetores de córnea durante o tratamento.

Veja na página seguinte: Como corrigir a acne

Acne

O aparecimento das hormonas sexuais nos jovens altera os ácidos gordos na pele, levando ao desenvolvimento da bactéria propionobacterium acnes e às borbulhas típicas da acne juvenil. Na idade adulta, embora a parte hormonal também seja de valorizar (por vezes, as lesões acneicas devem-se à suspensão do anticoncetivo oral), o stresse e a dieta (oleaginosas, álcool e/ou café) fazem desenvolver um parasita habitual da pele (o demodex foliculorum) e originam a acne tardia.

Estas são algumas das soluções a que pode recorrer para corrigir este problema:

- A acne tardia está muitas vezes ligada a uma pele sensível, por isso, muitos dos  produtos para acne juvenil, não se aplicam. Topicamente recomendam-se cremes contendo eritomicina ou metronidazol, hidratantes suaves e
fonds de teint oil free. Produtos contendo vitamina C e retinol podem ser usados com cuidado.

- No consultório podem ser receitados antibióticos orais (derivados das tetraciclinas), em doses baixas, e, nos casos mais graves, a isotretinoína oral. Como é teratogénica, isto é, provoca alterações no feto, só pode ser usada na ausência de gravidez.

- Uma vez por mês, pode fazer peelings com alfahidroxiácidos (ácido glicólico) e betahidroxiácidos (ácido salicílico).

- Mensalmente, a luz intensa pulsada melhora a qualidade da pele e corrige cicatrizes superficiais.

- Também para estas o ácido tricloroacético (TCA) a 15%, semanal ou quinzenal, pode ajudar, tal como uma ou duas sessões de laser CO2 fracionado.

Veja na página seguinte: Como disfarçar rugas

Rugas

São uma grande preocupação para muitas mulheres. Dependem das expressões faciais e são muito agravadas pela exposição solar. Com a idade as rugas deixam de ser dinâmicas e tornam-se estáticas, mais marcadas com a flacidez e com a perda de tecido celular subcutâneo. Estas são algumas das soluções a que pode recorrer para corrigir este problema:

- As fórmulas que contêm só, ou em associação, ácido alfalipóico, ácido L-ascórbico (vitamina C) e DMAE (dimetilaminoetanol) previnem e reduzem as rídulas, aumentando o brilho da pele.

- Os cremes com hexapeptídeos são úteis pelo seu efeito tensor, ainda que temporário. Não esquecer o ácido hialurónico, hidratante, nem a proteção solar elevada.

- No consultório, os peelings superficiais com ácido glicólico (mensal) e os peelings de média profundidade como TCA a 15% (semanal) permitem apagar as rugas e melhorar manchas ou vasos.

- A toxina botulínica relaxa os músculos faciais e apaga as rugas durante quatro a seis meses.

- As rugas mais profundas, como os sulcos nasogeniamos, podem ser corrigidas com fillers (preenchimentos) com ácido hialurónico reticulado, cujo resultado se mantém durante oito a dez meses.

- Os fatores de crescimento, em que se colhe sangue da própria pessoa, se centrifuga e o plasma resultante é injetado na face (e dorso das mãos) é eficaz sobre as rugas e perda de tónus (quatro a seis sessões, mensais).

- A luz pulsada intensa, em tratamentos mensais apaga as rídulas, diminui a flacidez e atenua manchas e vasos superficiais.

- Para um envelhecimento mais acentuado, a radiofrequência (quatro mensais) estica a pele, aquecendo-a em profundidade e leva à neoformação do colagénio, melhorando o tónus e o brilho.

Veja na página seguinte: Como disfarçar as manchas

Manchas

Existem dois tipos de mancha, o melasma e os lentigos. O primeiro engloba as manchas escuras na face de etiologia desconhecida mas que podem estar relacionadas com alterações hormonais. Uma forma de melasma é o cloasma  gravídico, o vulgar pano que ocorre na gravidez. Os lentigos são sardas adquiridas pela exposição solar, mais visíveis nas zonas expostas como face, decote e dorso das mãos.

Estas são algumas das soluções a que pode recorrer para corrigir este problema:

- Dê preferência a fórmulas contendo hidroquinona a 4%, o ingrediente despigmentante efetivo. Utilize protetor solar com fator de proteção 50+ diariamente mesmo no inverno.

- No consultório, os peelings com ácido glicólico e hidroquinona são eficazes no tratamento do melasma.

- Os tratamentos com luz intensa pulsada também podem ajudar, mas nunca se devem usar lasers.

- No caso dos lentigos, o laser de Neodimium Yag Q-Switch pode retirá-los com sucesso, em uma ou duas sessões.

Rosácea

Também chamada de couperose é a tendência (eventualmente familiar ou genética) para ter a face ruborizada e quente, acentuada pelas mudanças de temperatura, a ingestão de alimentos ou líquidos quentes e o stresse. O café, o álcool e as oleaginosas devem ser evitados. Associada à rosácea podem surgir pápulas e pústulas, tratando-se neste caso de uma acne rosácea.

Estas são algumas das soluções a que pode recorrer para corrigir este problema:

- O uso de cremes contendo eritomicina, metronidazol ou mesmo ácido azelaico a 15% é benéfico. Os cremes a aplicar devem ser adaptados à sensibilidade da pele com rosácea, mesmo intolerante, formulados para serem o mais suave possível, contendo substâncias que tendem a diminuir a vermelhidão. De manhã deve usar sempre proteção solar máxima.

- No consultório, uma dose baixa de antibiótico por via oral (tetraciclinas ou derivados) pode ajudar a corrigir o problema.

- Os tratamentos de primeira linha incluem a luz pulsada intensa associada ao laser de Neodimium-Yag longo pulso, em três a cinco sessões mensais.

- No caso de rosácea telangiectásica (com  vasos/derrames na face e pirâmide nasal), o laser pulsado de contraste é muito útil, embora deixe uma púrpura que só desaparece 15 dias após a sessão. Pode ser necessária a realização de duas ou três sessões.

Texto: Vanda Oliveira com Fernando Guerra (dermatologista) e Fernando Vieira (especialista em maquilhagem corretiva)