3 soluções naturais para uma pele mais saudável

A natureza oferece várias plantas medicinais com características únicas e nutrientes que tornam a epiderme mais resplandecente. O naturopata João Beles explica quais são.

Três estudos internacionais demonstraram a forte ação antioxidante das malvas, estando recomendada a sua ingestão frequente como infusão ou alimento. Os resultados foram confirmados por um estudo do Instituto Politécnico de Bragança, segundo o qual as folhas de malva contêm poderosos antioxidantes (fenóis, flavonoides, carotenoides e tocoferois), além de ácidos gordos insaturados e minerais. Mas os benefícios das plantas não se ficam por aqui.

O naturopata João Beles, professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa, sugere a utilização de variedades botânicas com poderes medicinais para fazer mezinhas caseiras que vão dar uma nova vida à sua epiderme:

1. Infusão de água de malvas 

A malva, conhecida cientificamente como Malva sylvestris L., contém mucilagens cujas propriedades hidratantes suavizam a pele. Essa ação é complementada pelos taninos que têm efeito antienvelhecimento e regenerador de tecidos e tornam a pele mais firme. Contém flavonoides e óleos essenciais, com ação antioxidante, vitamina C e E, e betacaroteno que, além de nutrir, dá um brilho especial à pele.

Coloque em infusão dez folhas num litro de água, durante dez minutos. Coe e para obter a famosa água de malvas. Aplique na face no final da esfoliação. Pode também beber a infusão, feita com duas folhas para uma chávena, se preferir.

2. Esfoliante de amêndoa

Prunus dulcis Mill. é o nome por que também é designada a amendoeira. O seu fruto é rico em flavonoides, como catequinas ou  epicatequinas, com ação antioxidante e antienvelhecimento, fitoesterois e vitamina E, que atenuam a redução da produção hormonal que acontece com a idade. Também possui ácidos gordos polinsaturados (ómega-3) com efeito fotoprotetor e hidratante.

Rale três colheres (de sopa) de amêndoa e, em seguida, bata-as com uma gema de ovo e uma colher (de chá) de mel. Vá acrescentando água quente, até formar uma pasta que se possa espalhar facilmente. Aplique uma camada espessa sobre o rosto e pescoço, previamente bem limpos.

Deixe atuar 30 minutos e vá retirando suavemente com as mãos humedecidas. Limpe, seguidamente, as mãos e repita a operação, fazendo sempre uma ligeira fricção.

3. Suplemento de nem

O nem, Azadirachta indica A. Juss na linguagem científica, contém moléculas de nimbina e azadiractina, cuja ação esfoliante, purificadora e aclaradora tem efeitos antifúngicos e antibióticos e ajuda a eliminar as manchas causadas pelo sol. Também se utiliza no tratamento de pele seca, acne, eczemas e infeções fúngicas.

Tome, pelo menos durante um mês, 500 a 1000 mg por dia, em forma de comprimidos, para evitar o acne e o excesso de produção de oleosidade. Esta variedade botânica estimula a regeneração cutânea e ajuda a rejuvenescer a pele.

artigo do parceiro:

Comentários