Escolher um padrinho ou uma madrinha é um passo muito importante para o casamento. A tradição religiosa diz que os padrinhos de batismo devem ser convidados para esta função, contudo hoje em dia esta tradição já caiu um pouco em desuso. O mais importante é convidar alguém que lhe diz muito, com quem tem uma grande amizade e principalmente que tenha acompanhado a vossa relação enquanto casal.

Hoje em dia pode-se escolher mais do que um padrinho ou madrinha e apesar de em muitos casos ser obrigatório o batismo para a cerimónia religiosa, caso não o tenham podem sempre servir como testemunha. Caso escolha mais do que um padrinho e madrinha deverá escolher quem irá assinar, pois apenas dois poderão fazê-lo. Caso não siga esta via e se houver alguém que possa ficar chateado por não ter sido escolhido para este papel, então pense numa solução que lhe dê destaque: convide-o para mestre de cerimónia, ou seja o papel de receber os convidados, ou convide-o para fazer uma leitura na igreja.

O mais importante é estarem alinhados no que diz respeito às tarefas do casamento de forma que todos possam fazer uma contribuição ativa. Hoje em dia os padrinhos já não são escolhidos devido à sua conta bancária, por isso pense em tarefas simples e económicas onde os padrinhos poderão ajudar.

Tarefas do padrinho:

- Organizar a despedida de solteiro do noivo.

- Na cerimónia deve ajudar o noivo no que ele necessitar, e deve ser responsável pelas alianças para depois entregar aos meninos das alianças, no caso de se optar por esta via.

- Deve ajudar o noivo a chegar a horas à cerimónia.

- No caso de não terem um “mestre de cerimónia”, este papel pode ficar para o padrinho, ajudando os convidados a sentar-se nos devidos lugares, entregando também os missais. Se for um casamento com muita gente convém ser mais do que uma pessoa a desempenhar esta função.

- O padrinho coloca-se do lado direito do noivo. Caso os noivos não escolham nenhuma criança para entregar as alianças caberá ao padrinho desempenhar essa função.

- Na receção do casamento, o padrinho deve fazer um pequeno discurso, onde misture um pouco de sentimento com humor, mas com cuidado para não passar o limite do mau gosto. Nesse discurso deve sempre fazer um brinde aos noivos.

- É também sua responsabilidade decorar o carro de saída dos noivos e o quarto da noite de núpcias ( isto se os noivos não viajarem nessa noite).

- No dia do casamento deve reunir os amigos e familiares do noivo antes da saída do mesmo para o local do enlace.

Tarefas da madrinha:

- Deve acompanhar a noiva na escolha do vestido, véu, sapatos e lingerie.

- Deve, de um modo geral, ajudar a planear o casamento.

- É também da sua responsabilidade organizar a noite de despedida de solteira da noiva, de preferência algo que a noiva aprecie. Normalmente é costume organizarem-se duas despedidas: uma consiste numa viagem entre amigas para um destino à escolha e a outra uma despedida onde mais pessoas possam participar. Veja algumas ideias aqui.

- No dia do casamento, deve ajudar a noiva a preparar-se, acalmando-a e dando-lhe apoio.

- Deve também ajudar a noiva a fazer as malas para a lua-de-mel, e assegurar-se que a mala da noiva para a noite de núpcias é entregue no quarto de hotel onde os noivos vão passar a noite, se não partirem diretamente para a lua-de-mel.

- Durante a cerimónia deve assegurar-se que a noiva está sempre no seu melhor, desde ajudar a ajustar o vestido, ou ajudar a compôr a maquilhagem ou o penteado. Uma das típicas tarefas é ajudar a noiva com a cauda do vestido.

- A madrinha deve também ser a responsável pelo ramo da noiva durante a cerimónia, para que não fique perdido no meio das fotografias.

- Durante a receção deve dançar com o padrinho, e ajudá-lo na decoração do carro de saída dos noivos e na decoração do quarto da noite de núpcias, bem como ajudar a noiva em todas as situações mais complicadas que forem surgindo durante o dia.

Normalmente os padrinhos também costumam dar algum presente de casamento significativo, nem que seja ajudar a organizar a lua de mel e recolher donativos entre os amigos. Hoje em dia há que ter em conta a situação económica e garantir que não pede mais do que os seus padrinhos poderão suportar.