Os deveres das madrinhas e padrinhos num casamento

Conheça algumas das tarefas tradicionais e mais modernas

Escolher um padrinho ou uma madrinha é um passo muito importante para o casamento. A tradição religiosa diz que os padrinhos de batismo devem ser convidados para esta função, contudo hoje em dia esta tradição já caiu um pouco em desuso. O mais importante é convidar alguém que lhe diz muito, com quem tem uma grande amizade e principalmente que tenha acompanhado a vossa relação enquanto casal.

Hoje em dia pode-se escolher mais do que um padrinho ou madrinha e apesar de em muitos casos ser obrigatório o batismo para a cerimónia religiosa, caso não o tenham podem sempre servir como testemunha. Caso escolha mais do que um padrinho e madrinha deverá escolher quem irá assinar, pois apenas dois poderão fazê-lo. Caso não siga esta via e se houver alguém que possa ficar chateado por não ter sido escolhido para este papel, então pense numa solução que lhe dê destaque: convide-o para mestre de cerimónia, ou seja o papel de receber os convidados, ou convide-o para fazer uma leitura na igreja.

O mais importante é estarem alinhados no que diz respeito às tarefas do casamento de forma que todos possam fazer uma contribuição ativa. Hoje em dia os padrinhos já não são escolhidos devido à sua conta bancária, por isso pense em tarefas simples e económicas onde os padrinhos poderão ajudar.

Tarefas do padrinho:

- Organizar a despedida de solteiro do noivo.

- Na cerimónia deve ajudar o noivo no que ele necessitar, e deve ser responsável pelas alianças para depois entregar aos meninos das alianças, no caso de se optar por esta via.

- Deve ajudar o noivo a chegar a horas à cerimónia.

- No caso de não terem um “mestre de cerimónia”, este papel pode ficar para o padrinho, ajudando os convidados a sentar-se nos devidos lugares, entregando também os missais. Se for um casamento com muita gente convém ser mais do que uma pessoa a desempenhar esta função.

- O padrinho coloca-se do lado direito do noivo. Caso os noivos não escolham nenhuma criança para entregar as alianças caberá ao padrinho desempenhar essa função.

- Na receção do casamento, o padrinho deve fazer um pequeno discurso, onde misture um pouco de sentimento com humor, mas com cuidado para não passar o limite do mau gosto. Nesse discurso deve sempre fazer um brinde aos noivos.

- É também sua responsabilidade decorar o carro de saída dos noivos e o quarto da noite de núpcias ( isto se os noivos não viajarem nessa noite).

- No dia do casamento deve reunir os amigos e familiares do noivo antes da saída do mesmo para o local do enlace.

Comentários