Minimize o stress na organização do seu casamento

Saiba o que deve delegar e o que deve ser tratado na primeira pessoa

Um dos erros mais comuns na organização do casamento é cometido, na maior parte das vezes, pela noiva. Por ser o dia com que qualquer mulher sonha, está tudo delineado na sua mente. Este fato faz com que a noiva caia no erro de achar que consegue organizar tudo sozinha. É nesse momento que começa a verdadeira demanda em busca do casamento perfeito. No entanto, o que acontece na maior parte das vezes, é que combinadas todas as decisões do casamento às obrigações profissionais e pessoais, a tendência é entrar em stress profundo. Assim se instala o caos correndo o risco de tornar  o momento mágico da organização de um evento tão especial num suplício e pesadelo, já para não falar que o desempenho profissional cai a pique, pois na sua cabeça o casamento torna-se a prioridade. 

O casamento é uma dos momentos mais importantes vividos na vida de um casal, um momento que vai para sempre ficar eternizado no coração e nas suas mentes como sendo um ato de amor verdadeiro e, como tal, todo o processo até ao dia deve ser vivido com tranquilidade. É importante que tenha em mente que o dia do casamento passa muito rápido, assim se aproveitar e desfrutar de todos os pormenores com a calma máxima vai compensar aquela sensação de efemeridade que o casamento causa nas noivas depois do grande dia. 

A tranquilidade com que vive todo o processo da organização permitirá com que desfrute mais do seu casamento e no dia estará mais feliz . 

O grande segredo é mentalizar-se que não conseguirá fazer tudo sozinha e que não tem porque carregar o mundo todo às costas para organizar o casamento. A grande dica é pedir ajuda.

Minimize o stress na organização do seu casamento

1- Inclua o noivo em todas as decisões

Muitas vezes os homens parecem alheios a tudo e muitas vezes a mulher até confunde a pouca proatividade do noivo com falta de entusiasmo no que diz respeito ao casamento. Isto acontece, porque as noivas estão sempre tão ansiosas  que os noivos têm receio de estragar só de dar opinião.

2- Fazer uma checklist de todas as tarefas que têm para cumprir ao longo do processo de organização de casamento

Deve organizar-se o mais possível delineando pormenorizadamente todas as etapas do casamento.

 3- Perceber quais as tarefas que têm mesmo de ser cumpridas por si e quais as que pode delegar

Algumas tarefas que têm mesmo de ser tratadas na primeira pessoa:

• Documentação do processo matrimonial

• Escolha do espaço onde se vai realizar o copo de água

• Escolha do vestido de noiva e acessórios

• Pesquisa de penteado e maquilhagem (convém que complementem o vestido de noiva)

• Eleição das damas de honor

• Escolha de padrinhos e madrinhas

• Seleção do bouquet

• Eleição, em conjunto com o seu noivo, do destino de lua-de-mel

• Seleção da equipa de fotografia e vídeo que fará a cobertura do dia

• Definição do menú e das bebidas

• Escolha do bolo de noiva

Algumas tarefas que pode delegar a pessoas mais próximas e interessadas em ajudar

• Organização da despedida de solteiro - pode pedir ajuda à madrinha na organização da mesma.

• Organização de alguns pormenores da cerimónia como distribuição dos convidados, preparação dos saquinhos com pétalas de rosa e/ou arroz para depois da cerimónia etc. 

• Coordenação da decoração no local do copo de água. Depois de ter decidido e passado a informação do que pretende, delegue esta tarefa a alguém da sua maior confiança como é o caso da mãe ou da sogra que certamente vão adorar a responsabilidade. Vá apenas supervisionando o processo.

• Contato com alguns fornecedores. Por exemplo, escolha as flores que quer ter presentes no dia e o orçamento que tem para gastar nas mesmas e passe a alguém de confiança o contato da florista.

• Criação das lembranças. Reúna uma série de imagens e peça a uma amiga próxima ajuda na tarefa.

• A criação de menús, programas de cerimónia, o plano de distribuição das mesas assim como marcadores de mesa podem ser um trabalho extremamente criativo. Fale com uma amiga/o talentosa/o e peça conselhos na criação do design

4- Delimitar orçamentos para cada tarefa e informar todas as pessoas que a estão a ajudar dos mesmos

É muito importante que todas as pessoas envolvidas saibam quanto pretende gastar em cada tarefa para que haja também alguma autonomia da parte delas em encaminhar assuntos e assim nunca exceder o seu orçamento.

5 - Embora tenha ajuda de vários lados, não deixe de ir supervisionando o processo e a evolução dos preparativos

A supervisão é fundamental, pois o casamento é seu e deve estar tudo segundo o gosto do casal.

Uma partilha de tarefas vai ajudá-la a optimizar o tempo e deixá-la mais tranquila durante todo o processo e sobretudo no dia do casamento. Só tem de viver o momento feliz e intensamente junto da sua cara-metade.

artigo do parceiro:

Comentários