Damas de Honor: o que devem usar?

Saiba quais as melhores cores dependendo da altura do dia em que se realiza a cerimónia e como conseguir que estejam harmoniosas entre si

O dia do casamento é uma experiência inesquecível, tanto para os noivos - em especial para a noiva que desempenha um enorme papel - mas também para as damas de honor que acompanham todos os preparativos do grande dia ao lado da noiva. Ser dama de honor significa então estar sempre presente junto da noiva e de ajudar a que tudo corra como planeado.

As damas de honor têm por isso a grande responsabilidade de solucionar algum contratempo que surja bem como apoiar e ajudar a noiva a cada momento. Normalmente a noiva escolhe para damas de honor as suas melhores amigas, que sabe que jamais a deixarão mal e com quem pode sempre contar. Ser dama de honor deve ser encarado com uma enorme honra pois a personagem principal do momento - a noiva- deposita nelas toda a sua confiança.

Uma vez que as damas de honor também são especiais neste dia a escolha do seu vestuário deve ser cuidada e rigorosa. Juntamente com a noiva, que normalmente decide pelo menos a cor que pretende que usem, as damas de honor devem organizar-se para irem coerentes entre si e fácilmente identificáveis. Visto que as damas de honor acompanham a toda a hora a noiva, devem deixar que esta deslumbre e por isso os seus vestidos devem ser simples. Não é obrigatório que vão rigorosamente iguais, apenas se pretende que o estilo seja semelhante para que vão uniformes. Outra opçã, é a noiva escolher um modelo igual para todas usarem.

Os tons escolhidos, na maioria dos casamentos são muito suaves em tons pastel, excluindo o branco e similares. As cores fortes não costumam ser opção na Europa, mas nos Estados Unidos e Índia, por exemplo, são muito usados. É preciso por isso primeiro perceber qual é a cultura presente para que a escolha seja o mais acertada possível. As cores normalmente usadas para os vestidos de damas de honor para cerimónias diurmas são o amarelo, cor-de-rosa pálido, salmão, alaranjados, violeta e azul céu. Já para casamentos ao final de tarde e noite dá-se preferência ao azul marinho, azul forte,  verde esmeralda, ou tons de rosa fushia/magenta. Devem ser excluídas as hipóteses de vestidos estampados ou listados, bem como os de decote acentuado. O ideal é mesmo que as damas de honor vão simples e elegantes.

Veja algumas sugestões na nossa galeria:


artigo do parceiro:

Comentários